Neste sábado (21), equipes de diversos setores da Prefeitura de Uberlândia deram continuidade ao trabalho, iniciado ainda na noite desta sexta-feira (20), para reduzir os impactos da forte chuva que atingiu a cidade. A atuação integrada visa garantir a segurança e bem-estar da população. Segundo a Defesa Civil, foram registrados ventos de até 60km/h e uma precipitação de mais de 107 mm – valores não esperados para a data. A previsão é de chuvas constantes para o fim de semana.
O intenso volume de água ocasionou a queda de cerca de 60 árvores, além de entupimento de bueiros. As equipes do Horto Municipal e Departamento de Limpeza Urbana também estão de prontidão para apoiar o Corpo de Bombeiros na desobstrução de vias e recolhimento de galhos. Na tarde de sábado (21), caminhões vasculares e retroescavadeira intensificaram o serviço nos bairros São Jorge, Granada, Santa Luzia e adjacências.
As equipes de drenagem pluvial e de Água e Esgoto do Dmae também estão de plantão. Entre as ações realizadas, estão o reparo e a sinalização de possíveis erosões, bem como o apoio na limpeza de bueiros. Os engenheiros da autarquia também foram em alguns locais da cidade verificar PVs (poços de visita), escoamento e funcionamento das redes.

Desde o início do evento climático, a Defesa Civil deu início ao atendimento das ocorrências. A Prefeitura também deslocou equipes com retroescavadeira e caminhões para retirada de entulhos e barro acumulado em pontos de alagamento registrados na Avenida Geraldo Abrão, Alameda Arnold Almeida Castro e adjacências. A situação já foi normalizada.
De acordo com a Defesa Civil, em alguns bairros houve queda de energia elétrica, mas o serviço foi restabelecido. Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran) foram acionadas para monitorar o trânsito e assegurar a segurança dos motoristas e pedestres. Em alguns locais, vias precisaram ser momentaneamente interditadas, como nas região ao entorno do Camaru.
Em caso de perigo, chame:
– Defesa Civil: 199-
– Corpo de Bombeiros: 193
– Polícia Militar: 190