Notícias

Prefeitura recolhe mais de 170 mil toneladas de resíduos em 2019

Município também investiu em iluminação pública, arborização e conscientização ambiental
9 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia encerrou o ano com o recolhimento de mais de 170 mil toneladas de resíduos de construção civil, volumosos e massa verde descartados irregularmente pela cidade. Esse é só um dos expressivos números obtidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em 2019. O ano foi marcado por atuação intensiva em várias frentes, com investimentos em iluminação pública, iniciativas de arborização, aproveitamento sustentável de resíduos, mutirões de limpeza, educação ambiental e uma variedade de melhorias em serviços já prestados.

“Foi um ano de muito trabalho em todas as divisões da nossa secretaria. Não medimos esforços para proporcionar qualidade de vida para a população. Ampliamos serviços e fomentamos a participação da população nos cuidados com o meio ambiente, além de conseguirmos melhorias em iluminação pública, arborização, limpeza urbana e outros setores”, explicou o titular da pasta, João Batista Ferreira Junior.

Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Investimentos e implantações

Investimentos e implantações

– Assinatura de Parcerias Público-Privadas (PPP) da iluminação pública: estimativa de atrair R$ 600 milhões de investimentos, gerando empregos e possibilitando a troca de aproximadamente 87 mil pontos de iluminação de lâmpadas de vapor de sódio para LED
– Iluminação pública no Glória: iniciada em dezembro, a iniciativa pretende colocar 385 luminárias de LED nos pontos implantados pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas).
– Início do programa “Árvores do Amanhã”: plantio de cerca de 450 espécies, escolhidas por moradores, em calçadas e quintais nos bairros recém-urbanizados Monte Hebron e Residencial Pequis, em junho e setembro. 
– Aproveitamento sustentável de Resíduos da Construção Civil (RCC): recolhimento de mais de 146 mil toneladas em todos os espaços- incluindo os 159 pontos críticos que recebem limpeza periódica e os 13 Ecopontos. 
– Destinação de 600 caminhões de RCC para melhorias em estradas vicinais rurais e ruas urbanas. 
– Liberação de mais de uma viagem de descarga de resíduos para prestadores de serviços e pessoas físicas nos 13 Ecopontos
– Liberação do descarte de gesso nos Ecopontos dos bairros Canaã, Daniel Fonseca, Santa Rosa e São Jorge. 

Melhorias, atendimentos e manutenções

– Intensificação na produção de mudas e plantios: através do Horto Municipal, foram 157.643 mil mudas produzidas34.325 mil mudas doadas e mais de 16.693 mil plantios e manutenções realizados ao longo do ano.
– Efetivação de 13 termos de adoção no programa “Adote Uma Praça ou Canteiro Central”, possibilitando que a população elabore projetos e cuide de áreas verdes do município. 
– Realização do mutirão Cidade Limpa em vários bairros: Tocantins, Guarani, Glória, Canaã, Shopping Park, Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga, Maravilha, São José, Maria Resende, Jardim Brasília 1, 2 e 3. 
– Recolhimento de mais de 18,7 mil toneladas de massa verde e de 5,9 mil toneladas de resíduos volumosos em todos os espaços- incluindo os 159 pontos críticos que recebem limpeza periódica e os 13 Ecopontos. 
– Mais de 36 mil unidades de bueiros limpos
– Mais de 12 mil atendimentos de educação ambiental a escolas municipais, estaduais e particulares nos Parques Siquieroli, Zoológico e Santa Luzia e através do programa Escola de Brasilidades, em conjunto com o 36º BIMec. 
– Substituição das vias de lama asfáltica por recapeamento no cemitério Bom Pastor (após 41 anos da inauguração) e cemitério São Pedro (após 20 anos).
– Avaliação e atendimento odontológico e conclusão da marcação de todos os animais do zoológico (aplicação de 113 novos microchips). 
– Substituição do madeiramento nos recintos do zoológico.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também