Notícias

Prefeitura recolhe mais de 170 mil toneladas de resíduos em 2019

Município também investiu em iluminação pública, arborização e conscientização ambiental
9 de janeiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia encerrou o ano com o recolhimento de mais de 170 mil toneladas de resíduos de construção civil, volumosos e massa verde descartados irregularmente pela cidade. Esse é só um dos expressivos números obtidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos em 2019. O ano foi marcado por atuação intensiva em várias frentes, com investimentos em iluminação pública, iniciativas de arborização, aproveitamento sustentável de resíduos, mutirões de limpeza, educação ambiental e uma variedade de melhorias em serviços já prestados.

“Foi um ano de muito trabalho em todas as divisões da nossa secretaria. Seguindo as determinações do prefeito Odelmo Leão, não medimos esforços para proporcionar qualidade de vida para a população. Ampliamos serviços e fomentamos a participação da população nos cuidados com o meio ambiente, além de conseguirmos melhorias em iluminação pública, arborização, limpeza urbana e outros setores”, explicou o titular da pasta, João Batista Ferreira Junior.

Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Investimentos e implantações

Investimentos e implantações

– Assinatura de Parcerias Público-Privadas (PPP) da iluminação pública: estimativa de atrair R$ 600 milhões de investimentos, gerando empregos e possibilitando a troca de aproximadamente 87 mil pontos de iluminação de lâmpadas de vapor de sódio para LED
– Iluminação pública no Glória: iniciada em dezembro, a iniciativa pretende colocar 385 luminárias de LED nos pontos implantados pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas).
– Início do programa “Árvores do Amanhã”: plantio de cerca de 450 espécies, escolhidas por moradores, em calçadas e quintais nos bairros recém-urbanizados Monte Hebron e Residencial Pequis, em junho e setembro. 
– Aproveitamento sustentável de Resíduos da Construção Civil (RCC): recolhimento de mais de 146 mil toneladas em todos os espaços- incluindo os 159 pontos críticos que recebem limpeza periódica e os 13 Ecopontos. 
– Destinação de 600 caminhões de RCC para melhorias em estradas vicinais rurais e ruas urbanas. 
– Liberação de mais de uma viagem de descarga de resíduos para prestadores de serviços e pessoas físicas nos 13 Ecopontos
– Liberação do descarte de gesso nos Ecopontos dos bairros Canaã, Daniel Fonseca, Santa Rosa e São Jorge. 

Melhorias, atendimentos e manutenções

– Intensificação na produção de mudas e plantios: através do Horto Municipal, foram 157.643 mil mudas produzidas34.325 mil mudas doadas e mais de 16.693 mil plantios e manutenções realizados ao longo do ano.
– Efetivação de 13 termos de adoção no programa “Adote Uma Praça ou Canteiro Central”, possibilitando que a população elabore projetos e cuide de áreas verdes do município. 
– Realização do mutirão Cidade Limpa em vários bairros: Tocantins, Guarani, Glória, Canaã, Shopping Park, Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga, Maravilha, São José, Maria Resende, Jardim Brasília 1, 2 e 3. 
– Recolhimento de mais de 18,7 mil toneladas de massa verde e de 5,9 mil toneladas de resíduos volumosos em todos os espaços- incluindo os 159 pontos críticos que recebem limpeza periódica e os 13 Ecopontos. 
– Mais de 36 mil unidades de bueiros limpos
– Mais de 12 mil atendimentos de educação ambiental a escolas municipais, estaduais e particulares nos Parques Siquieroli, Zoológico e Santa Luzia e através do programa Escola de Brasilidades, em conjunto com o 36º BIMec. 
– Substituição das vias de lama asfáltica por recapeamento no cemitério Bom Pastor (após 41 anos da inauguração) e cemitério São Pedro (após 20 anos).
– Avaliação e atendimento odontológico e conclusão da marcação de todos os animais do zoológico (aplicação de 113 novos microchips). 
– Substituição do madeiramento nos recintos do zoológico.
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também