A Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo dentro das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e responsável da cidade. Por meio da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), já está em vigor o novo Plano Municipal de Turismo (PMTur). Elaborado com apoio do Conselho Municipal do setor, o Comtur, o documento define estratégias, ações e metas para o exercício 2020/2023. (Acesse aqui)
O novo PMTur considera o turismo como “fenômeno econômico e social capaz de gerar emprego e renda”. Dentro desse conceito, o documento destaca oito pilares: captação de eventos e recursos financeiros, capacitação profissional, fortalecimento do turismo de negócios, promoção dos turismos rural, cultural, de entretenimento, religioso e gastronômico, estímulo à comercialização e prospecção do destino, fortalecimento das infraestruturas urbana e turística, consolidação do sistema de atendimento ao turista e estímulo à geração de emprego e renda associada à indústria do turismo.
O planejamento apresenta objetivos de curto (até dois anos), médio (até três anos) e longo prazo (até quatro anos). Além disso, determina quais ações são contínuas, como o estímulo à economia local e a valorização da história da cidade e dos distritos.
Potencial reconhecido
Em 2019, Uberlândia conquistou importantes reconhecimentos na área. Subiu para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado em agosto pelo Ministério do Turismo, classificação que indicou que a cidade está entre as de maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no segmento de hospedagem.
O Ministério do Turismo também apontou, em levantamento publicado em setembro, que Uberlândia é o principal destino internacional de turistas entre os município do interior de Minas Gerais.