Notícias

Caminhão da Coleta Seletiva inicia recolhimento de materiais no bairro Tubalina

Ação acontece após trabalho de conscientização feito junto aos moradores
10 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Comunicação

O ecocaminhão da coleta seletiva começou, na manhã desta segunda-feira (10), a recolher o material reciclável separado pelos moradores do Tubalina. O local é um dos 16 novos bairros que passaram a contar com o serviço de reciclagem no último mês.

 Para fazer com que a novidade tivesse ainda mais alcance, servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizam uma ação de conscientização. Desde o dia 20 de janeiro, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva passaram por 638 residências e 97 estabelecimentos comerciais para informar sobre o funcionamento do serviço, como fazer a separação do material e os dias da semana em que o ecocaminhão passa.

Para o morador Bernardino Souza, o projeto de conscientização o ajudou a abrir os olhos para a importância do serviço. “Eu não tinha muita ideia para onde iria todo esse material e depois da explicação dos meninos, vi que é muito importante para várias pessoas, até por isso, estou aqui contribuindo também neste primeiro dia”, afirmou.

Já a aposentada Joana D’Arc Fagundes destacou que o serviço já era feito no condomínio em que mora. “É importante para o meio ambiente e também gera renda e emprego para várias famílias porque o lixo reciclável tem uma nova destinação”, comentou.

Os outros 15 bairros, que passarão a contar com a coleta seletiva após a ação de conscientização, são: Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

Funcionamento da Coleta Seletiva

O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles os materiais recicláveis na rua.

Confira os dias da coleta seletiva em seu bairro

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também