O ecocaminhão da coleta seletiva começou, na manhã desta segunda-feira (10), a recolher o material reciclável separado pelos moradores do Tubalina. O local é um dos 16 novos bairros que passaram a contar com o serviço de reciclagem no último mês.
Para fazer com que a novidade tivesse ainda mais alcance, servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizam uma ação de conscientização. Desde o dia 20 de janeiro, os integrantes do Núcleo da Coleta Seletiva passaram por 638 residências e 97 estabelecimentos comerciais para informar sobre o funcionamento do serviço, como fazer a separação do material e os dias da semana em que o ecocaminhão passa.
Para o morador Bernardino Souza, o projeto de conscientização o ajudou a abrir os olhos para a importância do serviço. “Eu não tinha muita ideia para onde iria todo esse material e depois da explicação dos meninos, vi que é muito importante para várias pessoas, até por isso, estou aqui contribuindo também neste primeiro dia”, afirmou.
Já a aposentada Joana D’Arc Fagundes destacou que o serviço já era feito no condomínio em que mora. “É importante para o meio ambiente e também gera renda e emprego para várias famílias porque o lixo reciclável tem uma nova destinação”, comentou.
Os outros 15 bairros, que passarão a contar com a coleta seletiva após a ação de conscientização, são: Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.
Funcionamento da Coleta Seletiva
O Ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles os materiais recicláveis na rua.
Confira os dias da coleta seletiva em seu bairro
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).