Notícias

Secretaria Municipal de Saúde aplica quase 4 mil vacinas neste sábado (15)

23 unidades abriram as portas devido à realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
15 de fevereiro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Milhares de pessoas aproveitaram o sábado (15) para colocar os cuidados com a saúde em dia. Entre 8h e 17h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Uberlândia aplicou 3.917 vacinas em 23 unidades de saúde que estiveram abertas hoje devido à realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Apesar da data ter como foco a aplicação da vacina tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola, a imunização contra a febre amarela e HPV teve a maior demanda. “É gratificante ver que a população atendeu ao nosso pedido e compareceu às unidades de saúde para atualizar o cartão de vacinas. Percebemos que a grande maioria das pessoas está com a vacina da tríplice viral em dia, mas aproveitamos a oportunidade para aplicar outras doses que estavam em atraso”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização do munícipio, Claubia Oliveira.

Durante todo o dia, 1.273 doses da vacina da febre amarela foram aplicadas, 644 de Difteria e tétano, 460 do HPV e 452 da tríplice viral. A Campanha Nacional contra o Sarampo foi iniciada na última segunda-feira (10) e neste ano a iniciativa tem como público-alvo crianças e jovens com idade entre cinco e 19 anos, que devem ter duas doses.

“Essa vacina é feita aos seis meses, um ano, um ano e três meses. Dessa idade até os 29 anos, são necessárias duas doses da tríplice viral. De 30 a 49 anos, a recomendação é uma dose”, finalizou a coordenadora.

A vacinação é a única forma de proteção contra o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão, e a Campanha segue até o dia 13 de março. O município conta com 74 salas de vacinação e algumas delas possuem horário estendido até as 21h. Os endereços e horários de funcionamento de todas as unidades de saúde de Uberlândia estão disponíveis aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também