Notícias

Settran realiza testes com novas botoeiras acessíveis instaladas

Equipamentos fazem parte da modernização semafórica da cidade
6 de março de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O contrato para a pioneira modernização semafórica de Uberlândia, que iniciou em fevereiro deste ano, contempla, além da substituição das lâmpadas incandescentes por LED, a instalação de botoeiras acessíveis nos grupos focais de pedestres. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) deu início aos testes dos equipamentos no cruzamento da rua Duque de Caxias com a avenida Floriano Peixoto.

Nesta etapa, o objetivo é analisar a operação do equipamento e executar as regulagens necessárias quanto ao volume e ao tempo de sonoridade, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A botoeira é um equipamento de acessibilidade do deficiente visual na travessia em vias semaforizadas. O equipamento consiste em um botão que ativa um sinal sonoro em determinada frequência de forma que o pedestre fique ciente do tempo para passar de uma calçada a outra.

O secretário à frente da pasta, Divonei Gonçalves, destaca a importância da iniciativa em prol da comunidade. “A exemplo de outras iniciativas do passado, Uberlândia mais uma vez se mostra na vanguarda em relação à acessibilidade no trânsito. Vamos equipar todos os semáforos da cidade com esse tipo de tecnologia, oferecendo uma melhor mobilidade a pessoas com deficiência visual”, destacou.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também