Notícias

Procon segue com ações de prevenção à disseminação do coronavírus neste domingo (7)

Via onde ocorre a tradicional feira de carros usados no parque do Sabiá foi interditada para coibir realização do evento
7 de junho de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a maior recomendação dos órgãos de saúde é evitar a aglomeração de pessoas. Trata-se de uma das formas de reduzir o contágio pela doença, que tem alta transmissibilidade. Com isso, a Prefeitura de Uberlândia tem domado medidas desde o fim de março, as quais visam a saúde, segurança e bem-estar da população.

Neste domingo (7), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) agiu em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes para isolar a área da avenida José Roberto Migliorini entre as entradas do Mundo da Criança e do Zoológico do Parque do Sabiá, onde costumeiramente aconteciam aos domingos uma feira de carros usados.

Como consequência da barreira física, alguns vendedores de carros acabaram migrando para próximo ao estacionamento do Estádio João Havelange, o que resultou na interdição e isolamento de toda a via. “É um ponto de aglomeração, que tem carros que vem de diferentes cidades, alimentação e isso acaba trazendo um grande risco de contágio. Nossa ação resultou em coibirmos mais um local de aglomeração, o que significa menos um ponto de contágio, de propagação do vírus, que é o nosso grande objetivo. Por isso, enquanto houver a pandemia, esta ação será recorrente”, explicou o superintendente do Procon, Egmar Ferraz.

Procon segue com ações de prevenção à disseminação do coronavírus neste domingo (7) 1
Foto: Wanderlei Fortunato – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Durante a ação, que teve início às 6h, o Procon abordou os presentes com instruções. “Esta feira, na verdade, já estava impedida de acontecer, seja pelo decreto estadual, seja pelo municipal, mas ainda insistia em acontecer. Por isso decidimos por isolar a área e inibir a entrada de veículos, orientando os presentes a voltarem às suas residências e esperarem a pandemia acabar para realizarem seus negócios neste local”, completou Ferraz.

Fiscalização intensificada

Desde sexta-feira (5), foi intensificada a fiscalização do cumprimento do Decreto Municipal 18.553, que estabelece diretrizes e normas no enfrentamento ao novo coronavirus. Somente na sexta-feira, foram flagrados aproximadamente 150 estabelecimentos abertos indevidamente, sendo os principais bares e quadras esportivas. A ação prosseguiu ontem (6) e segue em andamento hoje (7), durante todo o dia e início da madrugada.  

A fiscalização conta com o apoio da Policia Militar (PM) às seis equipes formadas por fiscais de nove secretarias e da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) percorreram a cidade para verificar pontos conhecidos dos bairros, bem como averiguadas denúncias, que podem ser feitas pelo 151, pelo Zap da Prefeitura (34) 99774-0616, pelo e-mail procon@uberlandia.mg.gov.br, ou pelo site faleprocon.uberlandia.mg.gov.br.

Com a força-tarefa, aproximadamente 50 fiscais atuam em sincronia para cumprir as orientações de isolamento social e funcionamento das atividades comerciais. Durante a fiscalização, estão sendo aplicadas sanções de acordo com o Código de Posturas (Lei 10.741/11). Nos casos em que comerciantes e estabelecimentos forem reincidentes no descumprimento do decreto, estarão passíveis de autuação e suspensão da atividade. 

Canais de denúncia:

Zap da Prefeitura: (34) 99774-0616

Fale com o Procon: 151

E-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br

Site: faleprocon.uberlandia.mg.gov.br.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também