No momento em que o distanciamento social é essencial para proporcionar segurança e bem-estar, a Prefeitura de Uberlândia segue com ações que aproximam o aluno da escola, mesmo que isso ainda não possa acontecer fisicamente. Este é o objetivo do programa “Escola em Casa”, criado pela Prefeitura de Uberlândia no início de abril e que, desde o dia 1º de junho, conta com mais uma ferramenta: videoaulas transmitidas em TV aberta e disponibilizadas na internet (Acesse aqui).
Até o fim da manhã desta segunda-feira (20), 175 aulas foram viabilizadas para acesso da comunidade, com os vídeos reproduzidos 381.226 vezes. Trata-se de mais uma opção para o estudante da rede municipal, que também conta com materiais didáticos ofertados semanalmente, que também já contam com 434.384 acessos.
A disponibilização dos conteúdos das videoaulas e dos materiais didáticos é feita em sincronia, de acordo com o planejamento do semestre elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Cada videoaula comporta três componentes curriculares, reforçados pelos materiais disponibilizados semanalmente no portal Escola em Casa. (Acesse aqui).
Os conteúdos são interdisciplinares e estão sendo produzidos pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação conduzida pelos próprios professores. Os programas contemplam a Educação Infantil, todos os anos do Ensino Fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O investimento total é de R$ 73 mil, que prevê a utilização do estúdio e equipamentos de TV para a gravação das aulas e sua respectiva veiculação, bem como a mão de obra especializada para cinegrafia, áudio, iluminação e edição.
‘Escola em Casa’
O programa “Escola em Casa” surgiu como um portal on-line, onde os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas nas escolas físicas – uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Por meio do programa, conteúdos são disponibilizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, acesso ao material didático, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.
Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecem as apostilas. Para a retirada do conteúdo, as escolas municipais estão abertas às terças-feiras, desde 14 de abril, das 8h às 12h. As escolas também ficam disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadora entre professores e alunos.
Horários de exibição em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):
Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos
Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado