Notícias

Prefeitura de Uberlândia entrega trincheira do trevo Ivo Alves

Intervenção no local trará melhorias para mais de 15 bairros diretamente, melhorando a mobilidade entre as regiões oeste, sul e central
14 de agosto de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A região oeste passa a contar a partir desta sexta-feira (14) com mais uma importante obra para a mobilidade urbana, trazendo melhorias diretas para mais de 15 bairros. Isso porque, nesta tarde, foi aberta à população a trincheira Helvécio Alves Carneiro, sob o trevo Ivo Alves (“trevo do Topas”). A intervenção, a quinta inaugurada dentro do programa Uberlândia Integrada II, receberá um fluxo de aproximadamente 100 mil veículos diariamente, além de beneficiar mais de 30 mil usuários do transporte público todos os dias.

Ponto de acesso a inúmeros bairros da região oeste e à MG-497, passam atualmente pelo local oito linhas do transporte público, com 305 viagens diárias. A partir da instalação da trincheira, de acordo com estudos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), cada viagem encurtará até dez minutos, possibilitando que o trabalhador saia mais tarde e chegue mais cedo em casa. A estrutura poderá proporcionar ainda a criação de mais linhas e viagens para o setor.

“Estamos entregando mais uma obra essencial, resolvendo um dos maiores gargalos no trânsito da nossa cidade. Essa grande demanda da comunidade está resolvida, após muito foco e trabalho de nossa equipe. A mobilidade urbana de Uberlândia está, a cada dia, mais aprimorada com esse pacote de intervenções. Quem ganha com isso é o nosso povo, que tem mais segurança e qualidade de vida”. 

Estrutura

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

 A trincheira, com 275 metros de extensão, conta com duas faixas duplas de 3,45 metros de extensão cada na parte inferior. Já na parte de acesso ao trevo são faixa simples nas laterais. O trecho, com alto fluxo de veículos, é a principal rota de acesso ao setor oeste e parte do setor sul. Possuindo sete interseções em nível, a trincheira recebe grande demanda de continuidade da avenida Getúlio Vargas e promoverá maior facilidade de acesso aos novos loteamentos (Pequis, Monte Hebron, Fruta do Conde e Luizote IV).

A intervenção foi realizada pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. O investimento é de R$ 12 milhões.

Uberlândia Integrada II

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Essa é a sexta obra concluída dentro do programa Uberlândia Integrada II, que já beneficiou a população com a entrega do prolongamento das ruas das Papoulas e dos Jasmins, a duplicação da ponte Cícero Naves de Ávila, as pontes das ruas da Carioca e Oscarina Cunha Chaves e o Terminal Dona Zulmira, inaugurado também nesta sexta-feira, bem como centenas de ruas e avenidas recapeadas. Ainda seguem em andamento outras importantes intervenções, como o elevado sobre o rio Uberabinha (ponte do Praia), a ponte da avenida dos Mognos e o viaduto da rua Conrado de Brito. 

Lançado inicialmente em 2011, o programa já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como a requalificação da avenida Rondon Pacheco, o prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, Corredor Estrutural Leste e da avenida João Naves de Ávila, o Terminal Novo Mundo e os viadutos da avenida Rondon Pacheco e Nicomedes Alves dos Santos. Na etapa II, serão investidos mais de R$ 140 milhões provenientes do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

Homenagem

A trincheira recebe, o nome do empresário Helvécio Aves Carneiro. O homenageado faleceu no dia 4 de maio deste ano, aos 90 anos. Ao lado de Genésio de Melo Pereira e outros importantes nomes, Helvécio Carneiro foi o percussor na abertura de importantes rodovias por todo o Brasil, além de ter criado empresas como Vallée, Moinho de Trigo Sete Irmãos, Granja Planalto e a construtora Paviterrana, entre outras.

Helvécio Caneiro era uberlandense, filho de Rivalino Alves dos Santos, também conhecido como Rivalino Pereira, e de Laudelina Alves Carneiro. Foi o penúltimo de 11 irmãos, entre eles Francisco Paulo dos Santos, mais conhecido como Chico do Rivalino, vice-prefeito de Uberlândia no mandato de Raul Pereira, entre 1963 e 1966.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
All articles loaded
No more articles to load

Destaques

Veja Também