Notícias

Prefeitura de Uberlândia firma parceria com projeto Vamos Aprender

Cidade utilizará o material como complemento ao Programa Escola em Casa e será a primeira de Minas a transmitir os conteúdos em TV aberta
26 de agosto de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os estudantes da rede municipal de ensino de Uberlândia (MG) contam, a partir da próxima semana, com um reforço no material complementar ao programa Escola em Casa. Trata-se de uma parceria para utilização dos conteúdos educativos do projeto Vamos Aprender. Os materiais serão disponibilizados no Portal (clique aqui) na terça-feira (1º) e exibidos eventualmente na TV Universitária (afiliada à TV Cultura), como complemento às videoaulas do Escola em Casa (veja o horário da programação abaixo), conforme necessidade do planejamento pedagógico do município.  O primeiro dia de exibição em TV aberta será nesta segunda-feira (31).

Pensando sempre em uma educação democrática que atinja o maior número de pessoas, a Prefeitura de Uberlândia torna-se a primeira de Minas Gerais a transmitir os conteúdos do projeto em TV aberta.A implementação é parte das iniciativas da SME para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial.

“Os conteúdos do Vamos Aprender chegam para enriquecer os materiais que já temos repassado semanalmente a nossos alunos neste momento de pandemia, no qual estamos criando condições de manter uma rotina escolar para milhares de alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Projeto Vamos Aprender

O projeto Vamos Aprender foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

A iniciativa disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

Programa Escola em Casa’

O programa “Escola em Casa” surgiu como um portal on-line, no qual os estudantes da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a materiais didáticos diversos durante o período de suspensão temporária das aulas presenciais nas escolas– uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).Posteriormente, desde 1º de junho, o programa foi expandido para TV aberta, com exibição diária de videoaulas gratuitas.  

Por meio do programa, conteúdos são disponibilizados semanalmente, com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham uma rotina educacional. No menu da plataforma, o usuário tem acesso a itens que destacam informações sobre o recurso, acesso ao material didático, sala de leitura e jogos interativos. Os materiais podem ser impressos e estão divididos por ano escolar.

Para quem não tem condições de imprimir o material ou não possui acesso à internet, as escolas fornecemas apostilas impressas. Para a retirada do conteúdo, as escolas municipais estão abertas às terças-feiras, desde 14 de abril, das 8h às 12h. As escolas também ficam disponíveis a pais e estudantes, servindo como mediadora entre professores e alunos.

Horários de exibição do Escola em Casa em TV aberta (canal aberto 4.1 e 8 na Algar IPTV):

Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

Segunda e quarta-feira, das 19h30 às 20h30: Educação de Jovens e Adultos e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos

Sábado, às 14h30: Conteúdo especial para alunos do Atendimento Educacional Especializado

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também