À frente de uma importante pesquisa nacional sobre a aplicação do pó de basalto na lavoura, o prefeito Odelmo Leão participa nesta quinta-feira (19), às 16h, do “Agronews Debate”, transmitido ao vivo pelo “Canal Noticioso” no Youtube (acesse a página por aqui). O programa é conduzido pelo presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Manoel Mário de Souza Barros, que também compõe a Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da OAB e é diretor de Agronegócio da Câmara Internacional de Negócios (CIN). O tema da entrevista é “Basalto: O novo ouro em pó da produtividade e da sustentabilidade do Agro”.
“Há três anos iniciamos estudos, à frente da Prefeitura de Uberlândia, sobre o uso do pó de basalto como remineralizador do solo e constatamos que temos aqui no Triângulo Mineiro um tesouro que pode ajudar o agronegócio a economizar cerca de 30% em investimentos ao suprir insumos agrícolas que hoje temos que importar. Portanto, recebi com muita alegria o convite da OAB-MG, por meio do meu amigo Manoel Mário, para falar sobre esse trabalho que temos feito e nossa visão de que o basalto, além de ser uma possível solução para aumento de produtividade e redução de custos de forma ambientalmente mais responsável, tem potencial para ajudar a fortalecer a economia nacional especialmente no pós-pandemia”, destacou o Odelmo Leão.
O basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica abundante em Uberlândia. A cidade possui mais de 16 mil hectares desse recurso, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros minerais. Na sua forma em pó, tem capacidade de aumentar o rendimento de produção na ordem de 20% a 30%, com melhoria da sanidade das plantas, maior retenção de carbono no solo, maior resistência às intempéries e menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos, que encarecem os custos da lavoura.
Em outubro de 2019, a Prefeitura realizou um seminário nacional sobre esse estudo, que contou com a presença de pesquisadores e agricultores de todo o país. Os primeiros resultados da aplicação em lavouras de soja de Minas Gerais, Tocantins e Goiás foram apresentados em abril deste ano, corroborando as perspectivas de plantações mais robustas e saudáveis.
O presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB-MG disse que a expectativa para conversar com o prefeito sobre esses estudos é grande, dado o impacto positivo e necessário que pode trazer para o agronegócio nacional.
“Estimulada pelo prefeito, Uberlândia sai na frente de um processo que pode revolucionar o campo ao melhorar a produtividade e minimizar os altos custos com fertilizantes sintéticos. Vemos o pó de basalto como o novo ouro do Triângulo Mineiro e nada mais justo que a OAB-MG estimular programas dessa natureza, ainda mais tendo à frente uma liderança política como a do Odelmo, comprometido com o desenvolvimento da vida no campo desde os tempos do sindicato rural e em toda a sua carreira política”, afirmou Barros.
Fique ligado!
O quê: entrevista com o prefeito Odelmo Leão sobre o uso do pó de basalto como remineralizador de solo
Quando: nesta quinta-feira (19), às 16h
Onde: programa “Agronews Debate”, no Canal Noticioso”, acessível pelo Youtube
Acesse aqui o link e defina o lembrete para não perder o programa!