Notícias

Prefeito fala sobre Basalto e agronegócio em programa da OAB-MG

Live do programa ‘Agronews Debate’ foi transmitida pelo ‘Canal Noticioso’, no Youtube
19 de novembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para debater o tema “Basalto: O novo ouro em pó da produtividade e da sustentabilidade do Agro”, o prefeito Odelmo Leão participou na tarde desta quinta-feira (19) do programa “Agronews Debate”, transmitido ao vivo pelo “Canal Noticioso” no Youtube, uma vez que Uberlândia contem este recurso em abundância. Para trazer luz ao assunto, a live foi conduzida pelo presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Manoel Mário de Souza Barros.

“Este é um tema de extrema importância para toda a agricultura nacional e Uberlândia está no centro deste projeto, uma vez que nossas terras contêm grande quantidade de basalto. Estamos levando o assunto a sério, realizando estudos, seminários e já iniciamos também estudos em campo. Como remineralizador do solo, este recurso trará melhor qualidade para o plantio, além de baratear a produção, uma vez que, atualmente, muitos elementos para melhoria do solo são importados e teremos o basalto como um produto nacional. Por fim, precisamos ressaltar que o Direito terá grande importância neste momento, já que iremos necessitar de orientação jurídica enquanto este projeto avança ”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O basalto

O basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica abundante em Uberlândia. A cidade possui mais de 16 mil hectares desse recurso, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros minerais. Na sua forma em pó, tem capacidade de aumentar o rendimento de produção na ordem de 20% a 30%, com melhoria da sanidade das plantas, maior retenção de carbono no solo, maior resistência às intempéries e menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos, que encarecem os custos da lavoura.

Em outubro de 2019, a Prefeitura realizou um seminário nacional sobre esse estudo, que contou com a presença de pesquisadores e agricultores de todo o país. Os primeiros resultados da aplicação em lavouras de soja de Minas Gerais, Tocantins e Goiás foram apresentados em abril deste ano, corroborando as perspectivas de plantações mais robustas e saudáveis.

Durante o debate, realizado nesta tarde, o presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB-MG parabenizou a administração do município quanto ao trabalho realizado para a melhoria do agronegócio regional e nacional. “Uberlândia se mostra preocupada em realmente tirar o melhor deste produto, e este melhor irá refletir diretamente como benefício para o produtor. A cidade se mostra a frente neste tema e o prefeito Odelmo Leão tem usado de toda a experiência que tem para alavancar o agronegócio brasileiro”, afirmou Barros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também