Para debater o tema “Basalto: O novo ouro em pó da produtividade e da sustentabilidade do Agro”, o prefeito Odelmo Leão participou na tarde desta quinta-feira (19) do programa “Agronews Debate”, transmitido ao vivo pelo “Canal Noticioso” no Youtube, uma vez que Uberlândia contem este recurso em abundância. Para trazer luz ao assunto, a live foi conduzida pelo presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Manoel Mário de Souza Barros.
“Este é um tema de extrema importância para toda a agricultura nacional e Uberlândia está no centro deste projeto, uma vez que nossas terras contêm grande quantidade de basalto. Estamos levando o assunto a sério, realizando estudos, seminários e já iniciamos também estudos em campo. Como remineralizador do solo, este recurso trará melhor qualidade para o plantio, além de baratear a produção, uma vez que, atualmente, muitos elementos para melhoria do solo são importados e teremos o basalto como um produto nacional. Por fim, precisamos ressaltar que o Direito terá grande importância neste momento, já que iremos necessitar de orientação jurídica enquanto este projeto avança ”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O basalto
O basalto é uma rocha silicática de origem vulcânica abundante em Uberlândia. A cidade possui mais de 16 mil hectares desse recurso, que apresenta altas concentrações de cálcio, magnésio e potássio, entre outros minerais. Na sua forma em pó, tem capacidade de aumentar o rendimento de produção na ordem de 20% a 30%, com melhoria da sanidade das plantas, maior retenção de carbono no solo, maior resistência às intempéries e menor uso de fertilizantes sintéticos e defensivos, que encarecem os custos da lavoura.
Em outubro de 2019, a Prefeitura realizou um seminário nacional sobre esse estudo, que contou com a presença de pesquisadores e agricultores de todo o país. Os primeiros resultados da aplicação em lavouras de soja de Minas Gerais, Tocantins e Goiás foram apresentados em abril deste ano, corroborando as perspectivas de plantações mais robustas e saudáveis.
Durante o debate, realizado nesta tarde, o presidente da Comissão de Direito do Agronegócio da OAB-MG parabenizou a administração do município quanto ao trabalho realizado para a melhoria do agronegócio regional e nacional. “Uberlândia se mostra preocupada em realmente tirar o melhor deste produto, e este melhor irá refletir diretamente como benefício para o produtor. A cidade se mostra a frente neste tema e o prefeito Odelmo Leão tem usado de toda a experiência que tem para alavancar o agronegócio brasileiro”, afirmou Barros.