Notícias

Uberlândia volta a ser referência em debate nacional sobre combate à Covid-19

Experiência da cidade será tratado em encontro virtual promovido pelo Conass nesta sexta-feira (27)
26 de novembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As políticas públicas na área da Saúde adotadas pela Prefeitura de Uberlândia para garantir o mais abrangente e eficiente atendimento frente à pandemia de Covid-19 já são referência no país. Em agosto, o Ministério da Saúde não só reconheceu as boas práticas do Município como o convidou a apresentar parte dessas ações em uma live junto à Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). Agora a cidade volta a ter oportunidade de partilhar sua experiência com todo o país. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) organiza para esta sexta-feira (27) um novo debate virtual. A transmissão começa às 16h30 no canal do órgão no Youtube. (Acesse aqui)

Única representante de Minas Gerais no debate, a Secretaria Municipal de Saúde estará presente por meio do educador físico Diego Camilo Pinto. O tema em discussão será “A importância da interprofissionalidade na Atenção Primária em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências exitosas frente à pandemia de Covid-19”.

A iniciativa integra a implementação do Guia Orientador do Enfrentamento da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado pelo Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe.

Trabalho multiprofissional

Em outubro, a taxa de recuperação de pacientes internados em Uberlândia devido à Covid-19 passou de 85%. Além de investir em prevenção e infraestrutura para otimizar o tratamento dos pacientes, com ampliação de leitos, equipes, equipamento e medicamentos, a Prefeitura adota estratégias para manter o apoio médico às pessoas que se recuperam da doença. Por meio do projeto “Alta Responsável”, por exemplo, uma equipe multiprofissional monta um plano de cuidados para um acompanhamento mais humanizado e integral desse público junto às unidades de saúde de referência, uma vez que o novo coronavírus pode trazer condições crônicas de saúde.

Há ainda o Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória, que já beneficiou vários pacientes no Ambulatório de Oxigenoterapia em parceria com o Programa Melhor em Casa, localizado no bairro Planalto. Ele é voltado para pacientes que desenvolveram a chamada Síndrome Pós-Covid. O atendimento envolve fisioterapeuta, enfermeiros e pneumologistas.

Confira!

Debate virtual sobre experiências bem sucedidas no combate à Covid-19
Quando: nesta sexta-feira (27), às 16h30
Ondewww.youtube.com/conassoficial

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também