Notícias

Prefeitura publica nova cartilha de memória histórica, cultural e social

“Patrimônio Cultural – Que bicho é esse?” – tem como proposta dialogar com o passado e presente para permitir conhecimento.
15 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uberlândia tem a memória histórica e social resgatada por meio de uma cartilha batizada de “Patrimônio Cultural – Que bicho é esse?”, publicada no portal da Prefeitura Municipal de Uberlândia. O nome escolhido quer dizer que patrimônio cultural não é “bicho de sete cabeças” e se encontra ao alcance de qualquer um. Elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, a cartilha foi atualizada e organizada por Ana Paula Rezende Macedo, Maria Clara Tomaz Machado e Valéria Maria Queiroz Cavalcante Lopes.

A primeira edição do projeto foi disponibilizada em 2007. Já nos anos de 2010 e 2014, o conteúdo se tornou revista, atualizada e ampliada. Tendo em vista ações desenvolvidas, além de sugestões recebidas, a nova edição da cartilha foi revista e atualizada a fim de se consolidar como material de referência para que professores, alunos e comunidade em geral possam usufruir de seu conteúdo, experimentando ações que valorizem a informação/formação como dimensão necessária à defesa e preservação dos bens materiais e imateriais de Uberlândia.

“Patrimônio é memória que não apenas transmuta um passado, mas constrói e reconstrói um presente, que se atualiza constantemente com as identidades e as interpretações da cidade, e ante as ações daqueles que vivem e convivem na sociedade. Com esta finalidade, a cartilha possui o papel de fortalecer as relações que a comunidade tem com as identidades e histórias de seu lugar e com as expressões culturais que se manifestam no nosso cotidiano”, explicou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.

Além de promover educação patrimonial, a cartilha demonstra a riqueza da história de Uberlândia, além da beleza e imponência dos bens tombados, com o intuito de despertar nos uberlandenses e demais habitantes do município o sentimento de valorização.

Neste ano, devido ao isolamento social causado pela Covid-19, cartilha não será, a princípio, entregue pessoalmente e estará disponível no portal da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Conheça a cartilha clicando aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load