Notícias

Infraestrutura do Polo Tecnológico Sul atinge quase 95% de conclusão

Obras de estruturação do primeiro loteamento empresarial público vão permitir a instalação de empresas de base tecnológica
16 de dezembro de 2020
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O trabalho da Prefeitura de Uberlândia para viabilizar a infraestrutura do primeiro loteamento empresarial público da cidade continua avançando com qualidade e investimento no que há de mais moderno no setor. Tudo isso para que o Polo Tecnológico Sul se torne um espaço de fortalecimento da economia local, com geração de emprego, renda e avanços tecnológicos. Nesta semana, a obra na área de quase 152 mil m² já está quase 95% concluída, com as equipes empenhadas em terminar a pavimentação asfáltica.

“O Polo é uma das políticas que temos desenvolvido à frente desta gestão para criar cada vez mais oportunidades de trabalho e empreendedorismo. Estou certo de que o retorno desse investimento beneficiará a cidade em todos os setores”, disse o prefeito Odelmo Leão.

 O loteamento foi criado oficialmente junto ao programa de apoio ao setor tecnológico “Inova Uberlândia”, conduzido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). Em março deste ano, a Prefeitura deu início ao processo licitatório de 15 lotes e a primeira empresa habilitada e vencedora da licitação foi homologada em setembro. Um novo edital está sendo preparado junto às secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Administração para a abertura de mais uma concorrência pública.

Obras em andamento

Infraestrutura do Polo Tecnológico Sul atinge quase 95% de conclusão 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Na parte civil, já foram executados, por meio da Sigma Engenharia, a terraplanagem, o meio-fio das vias, a ciclovia interna, a construção de um muro externo, a pavimentação dos estacionamentos, calçada e drenagem. Estão em fase de acabamento guarita, depósito de resíduos e uma área de recreação de 25,4 mil metros quadrados, com bancos, teatro de arena, mirante e paisagismo, entre outras intervenções.

A outra empresa licitada, Freitas & Morais Construtora Ltda., é responsável pelo contrato que contempla a instalação de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica. Até o momento, foram instalados mais de 60 postes- em torno de 80% do total previsto. O restante do serviço deve ser iniciado com o término das obras da parte civil e a chegada de equipamentos encomendados.

Infraestrutura do Polo Tecnológico Sul atinge quase 95% de conclusão 2
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O fornecimento de energia para o Polo envolve uma estrutura que vai viabilizar o uso de seis transformadores de 150 quilovoltamperes (kVA) cada- capacidade equivalente à necessária para abastecer com eletricidade cerca de 100 residências de tamanho médio.

O Polo Tecnológico Sul está localizado na Rua da Carioca, no bairro Gávea. O projeto em execução contempla 30 lotes para empresas de base tecnológica, dos quais 20 são com área entre 600 m² e 960 m², sete lotes médios com áreas de 1 mil m² a 2 mil m² e três lotes entre 3,3 mil m² e 4.850 m². Há ainda dois lotes, cada um com área de 1.665 m², destinados as edificações que abriguem empresas e projetos menores (como startups) e serviços que deem estrutura ao local, como os de conveniência.

Acesse aqui para saber mais sobre o Polo Tecnológico Sul

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também