Notícias

Ecopontos da Prefeitura recebem 13 mil toneladas de resíduos

Apesar das alternativas apresentadas para a população, descarte irregular ainda é registrado em pontos críticos
11 de fevereiro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia desenvolve um trabalho constante junto à população para que os resíduos domésticos tenham um destino adequado. A disponibilização de Ecopontos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, é uma dessas ações e auxilia no descarte correto de diversos materiais, como restos de construção e de móveis, plásticos, metais, vidros, podas de árvore, entre outros. O morador precisa apenas procurar um dos endereços disponibilizados pelo Portal da Prefeitura (confira aqui) e fazer a entrega de forma voluntária. Só em janeiro, os 13 Ecopontos da cidade receberam 13.230 toneladas desses volumosos.

No entanto, mesmo com a existência dos Ecopontos, além do serviço regular de coleta de lixo e recicláveis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos chegou a tirar das ruas de Uberlândia, no mesmo período, cerca de 14 mil toneladas de materiais descartados irregularmente. Atualmente, o município possui mapeados 159 pontos críticos. A limpeza nesses locais chega a ser feita quinzenalmente na tentativa de se combater o risco que o entulho pode gerar.

“Quando observamos essa situação, vemos como é necessária a conscientização de todos. Temos mais volumes descartados em locais irregulares do que nos equipamentos apropriados para essa destinação. Isso, além de propiciar problemas ambientais e de saúde pública, aumenta consideravelmente os custos do município para recolhimento dos resíduos”, descartou.

Os Ecopontos funcionam diariamente das 7h às 19h e estão localizados nos bairros Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi, São Lucas, Tocantins, Cruzeiro do Sul, Segismundo Pereira, Mansour e Canaã. Logo na entrada, um servidor dá as orientações para quem for fazer a entrega. O material é conferido e a origem registrada.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também