Neste mês de março, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou diversas atividades e homenagens especiais para celebrar o mês Internacional da Mulher”. Para celebrar todas as mulheres que contribuem reforçando a cultura afro-brasileira no município, a Diretoria de Igualdade Racial lançou o documentário “Matriarcas do Carnaval de Rua de Uberlândia”. O material produzido está disponível na plataforma ‘Cultura em Casa’, (acesse aqui).
O curta-metragem é um relato repleto de história e cultura contado por cinco mulheres das escolas de samba do município. Por meio de depoimentos feito pelas matriarcas Mary Ivone, da Tabajaras Sociedade Recreativa; Eleuza Maria, da E.S Unidos do Chatão; Rosana Passo, do Garotos do Samba; Andreia Bonifácio, da G.R.E.S. Garras de Águia e Cássia Regina, da G.R Acadêmicos do Samba, é possível relembrar momentos históricos e culturais do carnaval de rua em Uberlândia.
“As matriarcas contribuíram e fortaleceram por meio dos seus trabalhos a narrativa do carnaval de rua de Uberlândia. Realizamos esta homenagem para dar notoriedade aos feitos realizados pelas mulheres negras dentro deste espaço”, enfatizou a Diretora de Igualdade Racial, Pollyana Fabrini.
Além do depoimento que cada uma das cinco mulheres contou no material produzido, elas citam de forma objetiva traçando uma linha do tempo, por meio de suas vivências e raízes culturais, a história do carnaval de rua de Uberlândia, que é considerado tradição cultural no município desde a década de 40.