Notícias

Vídeo “Mulheres na Capoeira” celebra capoeiristas de Uberlândia

Material conta sobre a representatividade feminina neste segmento da cultura Afro-Brasileira
22 de março de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em celebração ao mês Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, elaborou mais um episódio para enaltecer as raízes culturais afro-brasileiras das mulheres de Uberlândia. Um vídeo foi produzido e aborda o tema capoeira. O conteúdo está disponível na plataforma ‘Cultura em Casa’ (acesse aqui).

 O material contextualiza a representatividade feminina dentro da capoeira na cidade, contada pela única mestra capoeirista do município, Rute Pereira dos Santos, a Mestra Miúda, pelas instrutoras Rosilene Ferreira Camilo, a Tigresa e instrutora Mikaela Fernandes Oliveira Santos, a Nutella, e pela contramestra Diane Fernandes dos Santos, conhecida como Maré. Todas fazem parte da Associação de Capoeira de Uberlândia – ASCAU – fundada no ano de 1972.

 “Nosso objetivo é mostrar a perspectiva das mulheres dentro deste segmento da cultura Afro-Brasileira, por meio de depoimentos e histórias contados por quem vivência e faz parte do cenário da capoeira de Uberlândia” enfatizou a Diretora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Pollyana Fabrini.

Vídeo “Mulheres na Capoeira” celebra capoeiristas de Uberlândia 1

Além dos benefícios ao corpo promovidos pelas atividades físicas aos praticantes da Capoeira, o fortalecimento dos vínculos de amizade é um fator que se destaca por se tratar de uma expressão cultural que é realizada em grupo. “A mulher, sendo respeitada e valorizada em uma roda de capoeira, garante que esse espaço seja um ambiente democrático, onde a diversidade gera uma convivência harmoniosa, demonstrando um exemplo de convívio social”, finalizou Rute Pereira do Santos, Mestra Miúda.

A produção do vídeo “Mulheres na Capoeira”, faz parte de uma série de episódios, idealizados pela Diretoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo, em celebração ao mês da mulher, enfatizando dentro desta temática as mulheres que fazem parte da cultura afro-brasileira e os cenários nos quais são exemplos de representatividade e força feminina. Para acessar todos os conteúdos deste segmento cultural, (acesse aqui).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também