Notícias

Prefeitura aplica 4.789 doses contra Covid-19 em idosos nesta terça-feira (20)

Vacinação com remessa de 20 mil doses ocorre no UTC, Sabiazinho e drive-thru nesta semana
20 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Com nova remessa recebida de aproximadamente 20 mil doses, enviada pela Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura de Uberlândia dá continuidade à vacinação contra Covid-19 nesta semana. Nesta terça-feira (20), idosos nascidos em 1957 começaram a ser imunizados com a primeira dose nos ginásios do UTC e na arena Sabiazinho. Ao longo do primeiro dia, foram aplicadas 4.789doses iniciais.

 Os 22 anos de atuação como agente de saúde representam consciência da importância da vacinação para a aposentada Vanilda Fernandes, primeira a chegar no Sabiazinho para receber a primeira dose. “Como profissional, acompanhamos a evolução e vemos que a cada ano a estrutura de Uberlândia se aprimora e as campanhas de vacinação funcionam muito bem. É muito bem-organizado e essa vacinação de agora significa um recomeço de vida. Só temos a agradecer”, destacou.

O aposentado Abner Moya, de 64 anos, também chegou cedo e destacou a agilidade das equipes do Programa de Imunização. “A gente tem que se precaver, pois é uma doença que realmente mata. Eu fui surpreendido, pois cheguei e são muitos pontos de vacinação de uma vez. Foi muito rápido e fui muito bem atendido”, disse.

Consciência também é palavra-chave para aposentada Carmen Aparecida Machado, de 64 anos. Antes mesmo da primeira dose, ela já sabe como quem seguir com os cuidados. “Nem dormi essa noite, fiquei ansiosa para poder ser imunizada. Mesmo depois da outra dose, continuam os cuidados: usar máscara, álcool gel, usando máscara e sair só quando precisar mesmo”, disse.

Prefeitura aplica 4.789 doses contra Covid-19 em idosos nesta terça-feira (20) 1
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Cronograma semanal

A arena Sabiazinho e os ginásios do UTC seguem com a vacinação durante o feriado de quarta-feira (21). O cronograma (confira abaixo) elaborado pelo Programa de Imunização segue até domingo (25). A coordenadora Claubia Oliveira destaca que o planejamento da imunização em três locais aliado à competência dos profissionais tem garantido resultados satisfatórios.  

“Nosso objetivo é a pessoa receber a segunda dose no mesmo local onde recebeu a primeira. Temos três pontos de vacinação com a capacidade de vacinação em torno de 5 mil pessoas por dia, dessa forma é possível já disponibilizar todas as doses recebidas no prazo de seis dias”, explicou.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.  

Confira o cronograma para os próximos dias:

Quarta-feira (21) – concluir os nascidos em 1957 e iniciar os de 1958 (UTC e Sabiazinho);

Quinta-feira (22) – concluir os nascidos em 1958 (Sabiazinho) e inicia a aplicação da 2ª dose daqueles que receberam a primeira em 30 de março (UTC e drive-thru do Centro Administrativo);

Sexta-feira (23) – aplicação da segunda dose daqueles que receberam a primeira em 31 de março (UTC e drive-thru Centro Administrativo);

Sábado (24) e Domingo (25) – aplicação da segunda dose daqueles que receberam a primeira entre nos dias 1º e 2 de abril (UTC)

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também