Notícias

‘EducAção Virtual’ do Dmae apresenta os benefícios de hortas e composteiras

Atividades já estão disponíveis na plataforma Google Classroom
26 de abril de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Opções viáveis para a destinação da matéria orgânica produzida dentro de casa podem ser manejadas para contribuir com a ciclagem de nutrientes. Na 28ª semana da “EducAção Virtual” do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o projeto vai abordar o tema “Hortas e Composteiras”, para explorar alternativas sustentáveis de valorização dos resíduos. Iniciativa do Programa Escola Água Cidadã, as aulas são disponibilizadas na plataforma Google Classroom, acompanhadas de atividades e vídeos interativos.

Há mais de um ano apresentando temas relevantes sobre meio ambiente, o programa busca enfatizar questões que se complementem ao longo do aprendizado. De acordo com a supervisora de Projetos em Educação Ambiental, Priscilla Petrocelli, a proposta desta semana está interligada ao último tema desenvolvido. “Sempre tentamos conectar os termos e, como falamos anteriormente sobre Aterros Sanitários, gostaríamos de mostrar que parte dos resíduos orgânicos descartados podem ter utilidade ao próprio domicílio”, explica.

A partir de palestras, quizzes e vídeos, os alunos poderão aprender os benefícios dessas práticas para o ambiente e para uso individual. “A criação de hortas e composteiras é de fácil manuseio e contribui com a redução de gases de efeito estufa. Além disso, cria a possibilidade de cultivar seus próprios alimentos e temperos de maneira sustentável”, pontua Priscilla.

Para que seja possível transformar a teoria em ações, o programa também disponibiliza alguns manuais com o passo a passo para montar esses espaços em casa. “Orientamos, sempre, que as crianças estejam sob a supervisão de um adulto para preservar a segurança. Além de um momento satisfatório em família, as hortas podem garantir maior qualidade de vida para os participantes, com alimentos livres de agrotóxicos e, até mesmo, possibilidade de geração de renda”, enfatiza.

O conteúdo do “EducAção Virtual” está disponível pela plataforma “Google Classroom”.  Os interessados, que ainda não se cadastraram na sala de aula neste ano, podem realizar suas inscrições pelo https://classroom.google.com/h.

Abril:

1ª videoaula (12 a 26 de abril) – Aterro X Lixão

2ª videoaula (26 a 10 de maio) – Horta e Composteira

Inscrições:

1) Acesse o link https://classroom.google.com/h e entre com o seu e-mail;

2) Clique no “+”, no canto superior direito e depois em “participar da turma”;

3) Digite o código da turma: aav5rnw

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também