Notícias

Dmae recebe exposição artística ‘Sêde’ em seu Espaço Cultural

Mostra de Alessandra Cunha retrata as caixas d'água do Dmae no movimento diário dos moradores, a partir de colagens e desenhos.
15 de junho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A exposição “Sêde” chega ao Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na mostra, a artista visual Alessandra Cunha apresenta uma série de pinturas e fotografias, que demonstram a presença das caixas d’água e sua tubulação no cotidiano dos moradores do bairro Custódio Pereira, em Uberlândia. A exibição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até meados de julho.

Para a realização das obras, Alessandra baseou-se na pergunta “sede de quê” e foi atraída pelas repetições encontradas no sistema de distribuição de água do bairro uberlandense. “As pinturas foram realizadas em 2010 e se complementam às fotografias registradas anos antes. Essas imagens retratam minhas inquietações sobre o encanamento estocado. Ao observar esses tubos, pensava: “quanta sede seria possível matar com aquela água conduzida? Quantas gotas de poesia rolariam sob a terra?”, explica.

A exposição autoral retrata, de forma visual, ascaixas d’água do Dmae no movimento diário dos moradores, a partir de colagens e desenhos. “O contraste entre o preto das gravuras e o colorido das fotografias sobre a transparência do papel vegetal caracterizam reflexões fluidas e poéticas sobre o futuro. Ao mesmo tempo, retrata a luz no fim do túnel para a humanidade, partindo da paisagem cotidiana para se pensar no todo”, aponta Alessandra.

A artista

Alessandra Cunha é artista visual, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e trabalha com gravura em metal, xilografia, desenho, pintura acrílica, aquarela, modelagem, esculturas e instalações. Ao longo de sua carreira na área, acumula mais de 300 participações em salões de artes e mostras coletivas. Até 2020, realizou 52 exposições individuais em várias cidades do país. 

Prestigie!

O quê: Exposição artística “Sêde”

Onde: Foyer do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)

Quando: até 31 de julho

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também