Para conter a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia segue com importantes ações de combate. Diariamente, é realizada uma sanitização em locais estratégicos, por meio da aplicação de quaternário de amônio de 5ª geração. O serviço também é realizado durante os fins de semana. Nesta quarta-feira (16), as ações de sanitização são realizadas no bairro Santa Mônica.
A sanitização alcança setores que são determinados por mapas de calor, indicando os locais de atuação. Com mais de 20 profissionais e supervisão da administração pública, o serviço é realizado com bombas costais durante manhã e tarde. Já à noite, há o reforço com dois tratores para atender vias e espaços de grande aglomeração, como é o caso dos terminais de ônibus coletivo.
Sanitização completa um ano
Em maio, o serviço de sanitização completou um ano. Desde sua adoção, mais de 3,5 milhões de litros da solução com o produto foram aplicados em todos os bairros das cinco regiões da cidade. Segundo levantamento feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, junto à empresa contratada para a execução do serviço, em 12 meses foram sanitizados 258 mil metros quadrados, incluindo 6.750 estabelecimentos.
Película protetora
O trabalho é realizado pela Aerotech Combat, contratada da Prefeitura. O serviço conta com 20 bombas costais automatizadas e dois tratores. A assepsia é feita com uma solução de 0,05% do produto sanitizador e água, que funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.
Diferentemente de outras substâncias, o quaternário de amônio não é tóxico à saúde humana, não causa manchas nem corrói as superfícies. Em ambientes fechados, a recomendação é que o espaço fique isolado por cerca de 60 minutos.