Notícias

Dmae substitui rede de esgoto em via do bairro Alvorada

Troca é necessária uma vez que a antiga tubulação está danificada
8 de julho de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
COMUNICAÇÃO DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto começou nesta quarta-feira (7) a substituição de um trecho de 100 metros da rede de esgoto do bairro Alvorada, na rua Edgar de Oliveira Castro, entre a rua Gentil de Cardoso de Paula e o trevo Sérgio Fonseca Gomes. A obra deverá ser concluída até a próxima segunda-feira (12). No trecho, também serão executados dois poços de visitas (PVs). A troca visa melhorar o escoamento de esgoto nas imediações.

De acordo com o diretor técnico do Dmae, Geraldo Silvio, a antiga tubulação foi danificada, devido a grande quantidade de lixo e material sólido que obstrui a passagem do esgoto e causa estrangulamento na rede. “Foram realizadas ações de desentupimento e como a rede é antiga, está danificada neste trecho que será substituído”, explicou.

O diretor lembrou que a rede de esgoto não está projetada para material sólido, assim, como lixo, terra e objetos. “Esse tipo de material prejudica o funcionamento da rede, causando entupimento e extravasamento nos PVs ou residências, a autarquia também tem custos com desobstruções e dependendo do caso, a substituição da rede”, disse.

A nova rede de 1500 mm de diâmetro será refeita no trecho. Assim, neste período de execução, o trânsito ficará interditado totalmente para o tráfego de veículos.

Obstrução

O entupimento de trecho da tubulação de esgoto no bairro Alvorada não é um fato isolado. Constantemente, o Dmae detecta danos na rede provocados pelo descarte incorreto de lixo. Entre os materiais retirados das redes de esgoto e pluvial estão:  pedaços de madeira, cabos de vassoura, brinquedos, sacolas plásticas, calçados, móveis e materiais de construção.

Os danos provocados pelo entupimento vão além do aumento nos gastos de manutenção realizados pelo Dmae e podem atingir a população. Quando a rede entope, há o risco de extravasamento de esgoto na via e nas residências.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também