Notícias

Prefeitura já aplicou mais de meio milhão de doses contra Covid-19 em Uberlândia

Cidade segue como a mais eficiente em percentual de doses aplicadas em relação às recebidas entre as seis maiores cidades de Minas Gerais
1 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A cidade de Uberlândia ultrapassou a marca de mais de 500 mil doses contra a Covid-19 administradas. Uma marca que só foi alcançada por causa da qualidade da estrutura organizada pela Prefeitura de Uberlândia. São mais de meio milhão de aplicações entre primeira, segunda e dose única. Dentre as maiores cidades de Minas Gerais, a Prefeitura de Uberlândia lidera o percentual de doses aplicadas em relação às recebidas, com aproximadamente 99% de aplicação. A cidade é seguida por Uberaba (98,08%) e Montes Claros (94,34%), conforme respectivos vacinometros municipais e vacinometro estadual, verificados até as 13h desde domingo (1º)*.

Neste sábado até o início da tarde desta domingo, aproximadamente 13 mil pessoas foram vacinadas. No sábado (31), foi dada a continuidade no cronograma com a população geral com até 35 anos e no domingo (1º) foi a vez de aplicar a segunda dose em quem vacinou entre os dias 14 e 17 de maio.

A imunização aconteceu na Arena Sabiazinho, no Ginásio do UTC e no drive-thru. Com mais essa etapa, a cidade alcançou também a quantidade de mais de 138 mil pessoas com o ciclo completo, seja com as duas doses necessárias ou com dose única, atingindo a marca de 22,24% da população totalmente imunizada, atrás apenas de Belo Horizonte (25,98%) e Juiz de Fora (26,99%). Além disso, Uberlândia também já tem mais da metade da população (52,34%) com pelo menos uma dose da vacina.

Mais vacinas

Eficiente no escoamento das doses recebidas, a Prefeitura de Uberlândia solicitou esclarecimentos ao Governo de Minas sobre o envio desproporcional das vacinas em relação a Juiz de Fora e Belo Horizonte. Os ofícios foram enviados nos últimos dias ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, dos quais ainda não obteve resposta oficial.

Consulta ao cadastro e agendamento

A vacinação acontece por meio de um cadastro que precisa ser feito no Portal da Prefeitura. Para isso, é preciso acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus” no botão “Cadastro Vacinação”.

Para aquele que já está cadastrado, o Portal da Prefeitura oferece a função “Consultar Agendamento”. Nesta opção é possível acompanhar o agendamento da imunização. Basta digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso às informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Vale lembrar que mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.

Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que tiveram o agendamento confirmado. Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação, por isso a Prefeitura de Uberlândia ressalta a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendados para evitar a formação de filas.

O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura.  No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.

*Os dados foram retirados até a tarde deste domingo (1o) dos seis maiores municípios de Minas Gerais, de acordo com os respectivos vacinômetros municipais e vacinômetro estadual.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também