Notícias

Coleta Seletiva do Dmae amplia cobertura na zona Leste de Uberlândia

Ecocaminhão passa a recolher recicláveis nas quintas-feiras, a partir das 13h30, no Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa
12 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A partir desta quinta-feira (12), a coleta seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) será ampliada na zona leste de Uberlândia para os bairros e condomínios: Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa. O ecocaminhão vai começar às 13h30 a recolher os materiais recicláveis, separados pelos moradores, uma vez por semana. Nesta nova fase a ampliação alcança 59 bairros da cidade.

De acordo com o supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, essa ampliação vai ao encontro do crescimento populacional desse setor habitacional. “Nosso objetivo é aumentar o recolhimento de recicláveis e ao mesmo tempo conscientizar a todos sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. Temos percebido também uma colaboração da população uberlandense com a coleta seletiva e os moradores têm elogiado a expansão do serviço”, disse.

Conscientização

Deste o início do mês, o Núcleo de Coleta Seletiva realiza ação de conscientização nos bairros e condomínios que irão contar com o serviço. “Nossas equipes distribuem folhetos informativos e imãs de geladeira nas caixas de correio das moradias”, explicou o supervisor. O material explica como separar os recicláveis corretamente e o dia e horário em que o ecocaminhão passa nas ruas dos bairros.

 O material recolhido na Coleta Seletiva é destinado a cinco associações e uma cooperativa de recicladores. Além do Aclimação, Granja Marileusa, Ipanema, e Mansões Aeroporto, a ampliação vai atender até o fim de agosto, os bairros Chácaras Panorama e Jardim Canaã (Confira abaixo o cronograma).

Funcionamento

O ecocaminhão recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e na região central o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização própria com aviso sonoro de que a coleta seletiva está passando nas ruas dos bairros. Assim os moradores podem colocar os recicláveis na rua.

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Confira a programação de ampliação do serviço para os novos bairros

Agosto

12/08 Aclimação, Jardim Ipanema, Mansões Aeroporto e Granja Marileusa

18/08 Chácaras Panorama

30/08 Jardim Canaã

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também