Notícias

Projeto Água Vida do Dmae é concluído com 1.200 alunos formados em 13 cursos

Última turma do curso de cuidador de idosos com 17 alunos se formou nesta semana
19 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A última turma dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Projeto Formação Água Vida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi concluída nesta semana. Dezessete alunos se formaram e estão aptos a iniciar a profissão de cuidador de idosos. O curso de 68 horas foi realizado no Centro Educacional Supere e faz parte da iniciativa que integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.

Ao longo das aulas, os alunos aprenderam como lidar e entender as necessidades de uma pessoa idosa. De acordo com a professora, Anna Carolina Faria, a profissão requer uma empatia diferente. “O cuidador de idosos deve ter uma sensibilidade diferente, pois os mais velhos não têm a mesma mobilidade que as outras pessoas”, comenta.

Devido à alta demanda de cuidados a domicílio, o curso oferecerá várias oportunidades de emprego para os profissionais formados. “A sociedade brasileira nunca teve tantos idosos quanto nos dias atuais, sendo de suma importância e necessária a profissão do cuidador de idoso, seja ela na própria residência, em casas de repouso ou até em um hospital”, completa, Faria.

Para a aluna Irislene Rezende Apolinario, esta foi uma experiência única e que vai agregar bastante nesta profissão que já exerce. “Aprendi com o curso que tudo é um recomeço e que, mesmo sendo mais velha, posso me permitir a melhorar na área e a sonhar. As aulas me fizeram ter uma noção ainda maior de como é realmente cuidar do outro”.

No último mês, as cinco últimas turmas se formaram nos cursos de Manipulação de Bananas, Cuidador de Idosos, Soldagem Industrial e Assistente Administrativo. As inscrições foram realizadas no ano passado e os inscritos foram chamados conforme o andamento das turmas. Ao todo, 13 cursos diferentes atenderam mais de 1.200 alunos, que tiveram a oportunidade de se profissionalizar em diversas áreas.

Água Vida

O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção.

Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também