Notícias

Cultura em Casa realiza programação especial para o aniversário de Uberlândia

Projeto realiza a exposição Fotografe Uberlândia e ainda o relato do jornalista Antônio Pereira sobre a história e a cultura da cidade
30 de agosto de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do projeto Cultura em Casa, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza uma programação especial em comemoração aos 133 anos da cidade. Uma dessas ações é a exposição Fotografe Uberlândia. Um catálogo online de registros fotográficos que retratam a cidade em todas as suas formas e através da singularidade de diversos olhares. A iniciativa é um projeto da Biblioteca Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, que propôs o tema “O que Uberlândia tem de especial?” para os fotógrafos profissionais e amadores.

A iniciativa abriu espaço para toda a população e o resultado final pode ser conferido no portal da Prefeitura de Uberlândia, na página do Cultura em Casa. A campanha propunha que a população fizesse fotos de pontos turísticos, da natureza do município, do patrimônio cultural e histórico e das sutilezas do cotidiano na cidade. Além de celebrar o aniversário de Uberlândia, a iniciativa pretende também engrandecer ainda mais os espaços públicos e valorizar a poesia no olhar de moradores e visitantes que fotografam.

“Uberlândia é uma cidade formada por pluralidades culturais, comportamentais. Além dos nascidos aqui, temos pessoas de todos os cantos do Brasil e de várias partes do mundo também. Uma exposição como esta traduz toda essa diversidade, já que estamos vendo pelos olhos destas pessoas”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.

Documentário

Ainda na programação do aniversário de Uberlândia, outra iniciativa da Biblioteca Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira foi a realização de um videodocumentário com a participação do jornalista Antônio Pereira. O material traz um relato sobre a história e a cultura do município. Pereira foi secretário municipal de Uberlândia na década de 1960, na época Secretaria Municipal de Ação Social, e pode vivenciar de perto a evolução da cultura, da economia e da sociedade uberlandense.

O vídeo conta com imagens antigas e um panorama do crescimento da cidade até os dias atuais. Antônio Pereira, é considerado uma referência na história da cidade e contribui rotineiramente para manter essa história viva. O material pode ser assistido no portal da Prefeitura de Uberlândia, na página do Cultura em Casa.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também