O Núcleo de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou um curso de informática, em projeto piloto, para os integrantes da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), do bairro Santa Luzia. O objetivo é aproveitar o espaço de informática na Arca e fazer a inclusão digital dos catadores e recicladores das associações e cooperativas parceiras da autarquia.
As aulas acontecem nas tardes de sextas-feiras. O curso começou no fim de agosto e vai até a segunda quinzena de outubro. Entre os conteúdos abordados estão conhecendo o computador, como navegar na internet, como escrever um e-mail, noções básicas de word e excel. Organizadas em módulos, as aulas avançam conforme o aprendizado dos associados.
A aluna do curso Meire Oliveira, que é associada da Arca há quatro anos, destaca que o aprendizado tem sido muito bom. “Hoje tudo é informática e como não tinha esse conhecimento resolvi fazer o curso para aprender”, afirmou.
Para o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, a iniciativa é muito positiva uma vez que possibilita um ganho de autoestima aos associados e o uso de diversas ferramentas digitais. “Eles aprendem a usar o computador para navegar na internet, tirar documentos em formato digital e se familiarizam com este universo cada dia mais presente”.
Doação
Há cerca de um ano, a Arca recebeu do Rotary Club Cidade Jardim, por meio da Fundação Rotária, cinco computadores, uma Smartv, uma empilhadeira, uma prensa e um triturador de papel industrial. Na ocasião, o Dmae auxiliou o Rotary e a Arca no apoio técnico do projeto de doação, que identificou algumas necessidades da associação.