Notícias

Exames no mamógrafo móvel complementam ações do Outubro Rosa

Serão agendados 20 exames por dia, de segunda a sexta-feira, e 10 aos sábados durante todo o mês; equipamento está funcionando na área externa da UAI São Jorge
1 de outubro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação

 Durante o mês de mobilização e conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia realiza várias ações voltas às mulheres. Entre elas está a intensificação dos exames no Mamógrafo Móvel. Serão agendados 20 exames por dia, de segunda a sexta-feira, e 10 aos sábados durante todo o mês. O equipamento está funcionando na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e funcionará das 8h às 17h30 durante a semana, e das 8h às 12h30 aos sábados.

Preocupada com a saúde, a dona de casa Maria Egídia da Silva, de 72 anos, realiza anualmente os exames de rotina e foi uma das pacientes com o agendamento marcado para esta sexta-feira (1º), início das ações do Outubro Rosa. “É a primeira fez que o faço exame no Mamógrafo Móvel. Gostei dessa oportunidade porque o equipamento está perto de casa e não precisamos entrar numa unidade de saúde ou hospital. Acho mais seguro e prático”, observou.

Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Até julho deste ano, foram realizados mais de 12 mil agendamentos. 

Além do trabalho de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Uberlândia aproveita o momento de mobilização para desenvolver outras ações focadas na saúde da mulher, como os cuidados para evitar também o câncer de colo de útero.

Todas as unidades de saúde realizarão durante o mês de outubro a intensificação da coleta de citologia (exame Papanicolau), divulgação das ações nos grupos de WhatsApp da unidade e a busca ativa para marcação de consultas de rotina daquelas mulheres que ainda não compareceram na unidade neste ano.  Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano e é intensificado em outubro.

“Em outubro, aproveitamos a mobilização nacional para reforçar com todos, inclusive com os profissionais, sobre a importância do diagnóstico precoce. Vivemos um momento delicado da pandemia, mas não podemos esquecer as outras doenças. Por isso, continuamos oferecendo todos os cuidados e as informações para garantir a saúde das mulheres”, observou.

Confira aqui o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades de saúde da rede municipal.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também