A sexta-feira (12) começou com muito trabalho e dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da Prefeitura, ao lado dos profissionais da ONG SOSpet. A tarde foi iniciada recebendo inúmeros animais para o procedimento de castração gratuita, que está sendo realizado por meio do Castramóvel, situado no interior do Camaru.
Uma das primeiras a estrear o novo programa foi a cabelereira e protetora de animais Júlia Amaral, que levou dois cães resgatados para receber o procedimento, sendo uma femêa e um macho. “Foi muito rápido! Eu estava esperando que demorasse, levei até um susto quando me chamaram. Agora, a Pretinha e o Toby serão castrados e é uma benção para os animais e um alívio para nós, protetores”, comemorou a jovem.
Já para a cirurgiã-veterinária Ana Paula Andrade, que atua nas castrações pela SOSpet, a ação da Prefeitura atingiu o maior sonho da profissional. “Estou realizada! Me formei pra fazer justamente isso. Minha vontade era ajudar os animais, os protetores e não tinha lugar melhor para estar e atuar.”
Programa será expandido
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, que foi lançado na última quarta-feira (10) em solenidade, prevê a castração de 30 animais por dia de protetores e ONGS cadastrados, com limite de mil animais castrados até o fim de 2020.
Já para 2022, o planejamento é atingir 2 mil castrações, podendo mais que duplicar. Segundo a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, o objetivo é destacar Uberlândia com o plano de controle populacional destes animais em Minas Gerais e também no Brasil. “Nosso governo é sensível a todas as áreas e a causa animal é uma delas. Para isso, não vamos medir esforços para que, no próximo ano, possamos atingir 5 mil castrações, em um único ano”.
Causa animal
O trabalho de castração também já é de data anterior. Só de 2009 a 2020, a Prefeitura de Uberlândia, por meio do convênio que temos com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, alcançou mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Ou seja, com este trabalho que já é desempenhado somado ao novo programa de castração, Uberlândia terá a partir do ano que vem, aproximadamente 3.500 animais castrados por ano”, destacou o líder do Executivo municipal.
A iniciativa vai integrar o rol daquelas já realizadas pela Prefeitura de Uberlândia em prol dos animais. Na semana passada o prefeito Odelmo Leão assinou a permissão de uso de um imóvel para ampliar e melhorar o trabalho da APA.
Cadastro Protetores e ONGs
A Prefeitura de Uberlândia já possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. O interessado, que se enquadre como ONG ou protetor, que não esteja cadastrado deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.
Castramóvel
O Castramóvel possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio e sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.