Notícias

Castramóvel finaliza mês de novembro com mais de 400 animais esterilizados

Mais de 90 protetores e ONGs foram atendidos gratuitamente pelo novo programa de Controle Populacional de Cães e Gatos
1 de dezembro de 2021
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O Castramóvel da Prefeitura de Uberlândia, que começou as atividades no dia 12 de novembro, encerrou o mês com 406 castrações realizadas. Foram atendidos 95 protetores de animais e ONGs cadastrados que levaram 292 fêmeas e 114 machos, sendo cães e gatos. O programa de Controle Populacional de Cães e Gatos registrou, desde o início dos serviços, a média de 33 procedimentos diários.

Para a protetora de animais Eunice Gonzaga, a organização, desde a convocação até o procedimento final, superou as expectativas. “Nota dez para a Prefeitura! Agradeço ao nosso prefeito Odelmo Leão ao lado da Ana Paula, juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior, e o coordenador do projeto, Amado Júnior, que nos apoiam e enxergam as nossas adversidades e lutas. Isso aqui é uma benção! Estou muito feliz por ver isso de perto e de trazer os animais que precisam de castração”, celebrou Eunice.

Castramóvel

Lançado no dia 10 deste mês com a presença de várias autoridades (clique aqui), o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos começou a ser executado no dia 12, com a parceria da ONG SOSPet, responsável pelas cirurgias de esterilização dos animais no Castramóvel, localizado no Camaru, área interna do Sindicato Rural de Uberlândia.

A unidade possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio, além de sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.

Causa animal

O trabalho de castração também já ocorre há anos. Só de 2009 a 2020, a Prefeitura de Uberlândia, por meio de convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, alcançou mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Ou seja, com este trabalho que já é desempenhado somado ao novo programa de castração, Uberlândia terá a partir do ano que vem, aproximadamente 3.500 animais castrados por ano”, destacou o líder do Executivo municipal.

A iniciativa vai integrar o rol daquelas já realizadas pela Prefeitura de Uberlândia em prol dos animais. Na semana passada o prefeito Odelmo Leão assinou a permissão de uso de um imóvel para ampliar e melhorar o trabalho da APA.

Cadastro Protetores e ONGs

A Prefeitura de Uberlândia já possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. O interessado, que se enquadre como ONG ou protetor e não esteja cadastrado, deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.  

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também