Notícias

Operação Tapa-Buraco atende 29 bairros na última semana

Só este ano, foram aplicadas mais de 2.500 toneladas de massa asfáltica na cidade
26 de janeiro de 2022
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/ PMU

A Operação Tapa-Buraco já aplicou mais de 2500 toneladas de massa asfáltica em Uberlândia neste ano, o que equivale a aproximadamente cinco mil buracos tapados. Os serviços de reparo na pavimentação foram feitos em vários pontos da cidade, seguindo o cronograma da Secretaria Municipal de Obras. A pasta prepara esse cronograma diariamente, a partir do mapeamento de ruas e avenidas e também das solicitações dos moradores.

Só na última semana, 29 bairros foram atendidos, como Daniel Fonseca, Fundinho, Lagoinha, Bom Jesus, Marta Helena e Roosevelt. A Secretaria Municipal de Obras tem duas equipes próprias que realizam o serviço de segunda a sexta e quatro equipes terceirizadas realizando o mesmo serviço simultaneamente.

Operação Tapa-Buraco atende 29 bairros na última semana 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/ PMU

Na época de estiagem, embora seja comum a redução na demanda, as equipes continuam trabalhando para atender a população. Já no período chuvoso, os trabalhos se intensificam e, graças aos investimentos feitos pela Prefeitura, é possível aplicar a massa asfáltica até durante as chuvas, devido ao uso de um material com essa finalidade específica.

Em caso de fortes chuvas, que acabam danificando o asfalto, são adotadas medidas diferenciadas. A equipe de conservação de vias urbanas é direcionada para fazer a limpeza e as remoções necessárias, com a ajuda da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A empreiteira contratada BT Construções Ltda atua com uma equipe extra de pavimentação para repor o asfalto nos locais mais danificados. São usados maquinários de grande porte, como escavadeiras, motoniveladoras, carregadeiras, caminhões e rolos compactadores. Mesmo que o esforço seja voltado para o reparo de pontos afetados pela chuva, a operação habitual continua sendo feita.

Para solicitar o trabalho, é preciso entrar em contato com o Serviço de Informação Municipal (SIM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (34) 3239-2800.

Veja Também