Notícias

Prefeitura de Uberlândia é a primeira do Brasil a realizar reunião no metaverso

Prefeito Odelmo Leão e secretária municipal Ana Paula Junqueira realizaram atendimento a nova empresa na cidade por meio de ambiente criado pelo Facebook
31 de janeiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Prefeitura de Uberlândia realizou, na última semana, a primeira reunião de trabalho da história do Executivo municipal dentro do metaverso (assista aqui). Utilizando óculos de realidade virtual, o prefeito Odelmo Leão atendeu a um dos fundadores da empresa Sapiens Agro, Maurício Lemos, para dialogar sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia na cidade e no Brasil. A secretaria municipal de Governo de Comunicação, Ana Paula Junqueira, também participou do encontro, que marcou o primeiro registro de uma agenda oficial de autoridades públicas municipais em um ambiente de realidade virtual e aumentada no País.

Prefeitura de Uberlândia é a primeira do Brasil a realizar reunião no metaverso 1
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Na conversa pelo metaverso, com a utilização de serviço online lançando pela Meta/Facebook em agosto de 2021 (Horizon Workrooms), foram apresentadas as operações da Sapiens na cidade. A startup foi criada em Uberlândia e atua, utilizando inteligência artificial, na predição das tendências de preços dos commodities com base em inteligência artificial. A empresa, segundo Maurício Lemos, está em processo de expansão e deverá anunciar investimentos em breve.

Prefeitura de Uberlândia é a primeira do Brasil a realizar reunião no metaverso 2
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Além disso, a empresa pôde conhecer um pouco mais sobre os projetos do Município no que se refere à informatização dos serviços públicos, ao primeiro Polo Agromineral do Brasil na cidade (com o fomento da produção e utilização do pó de rocha como insumo agrícola que deverá revolucionar o agronegócio nacional) e o avanço do Polo Tecnológico Sul também foram tema da reunião.

“O serviço público que não acompanha a modernidade, certamente, não irá atender aos anseios e necessidades da população. Vamos ficar atentos ao desenvolvimento e difusão dos equipamentos e serviços do metaverso para podermos utilizar em prol da população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

O que é metaverso?

O metaverso é considerado um conjunto de ambientes virtuais, em 3D, em que usuários poderão ingressar com o uso de dispositivos, como óculos VR. Trata-se da simulação do mundo físico, em uma realidade paralela, na qual as pessoas podem se comunicar umas com as outras a partir de representações gráficas denominadas avatares. O metaverso é, por fim, um conceito combina duas vertentes tecnológicas: a de realidade virtual e a de realidade aumentada, agregando ainda os recursos de comunicação das redes sociais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também