Notícias

Ações do município são classificadas em premiação do Ministério da Saúde

Entre as 167 práticas selecionadas à próxima fase estão cinco ações desenvolvias pelas equipes da rede; inserção de intérpretes haitianas como agentes de saúde é uma delas
21 de fevereiro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

As equipes das unidades de saúde desenvolvem várias ações, individuais e coletivas, que buscam promover a saúde da população com a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção dos cuidados. A fim de promover e compartilhar as experiências bem-sucedidas, o Município inscreveu várias práticas desenvolvidas no último ano e está concorrendo à 3ª edição do Prêmio APS Forte do SUS.

As práticas bem-sucedidas foram inscritas de acordo com eixos temáticos. No tema Integralidade e Equidade está  a inserção de agentes comunitárias de saúde haitianas para garantir a acessibilidade, principalmente das mulheres, aos serviços de saúde. No eixo Atenção Integral nos Ciclos de Vida (adolescentes, saúde do homem e da pessoa idosa) destacaram as ações de Uberlândia com a implantação do contraceptivo subcutâneo na área de abrangência do bairro Canaã,  a acessibilidade e a construção do cuidado integral na saúde do homem e a supervisão clínica à saúde da pessoa idosa.  

Em relação à promoção da saúde, o trabalho de prevenção ao tabagismo durante a pandemia da Covid-19, que passou do presencial para o online, também está entre as práticas selecionadas.

“Ter nossas ações selecionadas entre tantas outras práticas desenvolvidas em todo o Brasil é reflexo do trabalho inovador e constante desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Saúde, em especial da Atenção Primária. Estar concorrendo ao Prêmio APS Forte do SUS é muito bom pelo reconhecimento, mas não podemos esquecer que o grande ganhador disso tudo é a população”, celebrou o prefeito Odelmo Leão.

A 2ª etapa do Prêmio será a seleção das experiências semifinalistas. A divulgação desta etapa será no dia 7 de março. Já a última etapa, que é a definição dos projetos vencedores, ocorrerá até 25 de março. Os vencedores ganharão uma viagem internacional.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também