Notícias

Uberlândia tem projeção nacional com Programa Saúde na Escola

Representantes do Ministério da Saúde vieram à cidade para gravar vídeo e divulgar para todo o Brasil
31 de março de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais uma ação realizada em Uberlândia é destaque nacional. Desta vez é o Programa Saúde Escolar (PSE), realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), que despertou a atenção de equipes do Ministério da Saúde (MS). Nesta semana, eles vieram à cidade para gravar um vídeo comemorativo aos 15 anos de ações exitosas do Programa Saúde na Escola, do MS. O material será divulgado para todo o Brasil, tornando a cidade uma referência nacional. O PSE é realizado pela PMU por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia (SRE).

“Estávamos procurando experiências exitosas do Programa Saúde na Escola para darmos visibilidade e nos agradou muito um relatório enviado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais sobre os trabalhos feitos em Uberlândia. Além disso, ao monitorarmos os dados do e-SUS, percebemos um registro muito preciso das ações do município. Imaginamos que uma cidade indicada pelo Estado e com registros confiáveis de uma boa articulação entre saúde e educação merecia ter visibilidade nacional neste segmento”, disse a analista técnica de Políticas Sociais, Kátia Godoy Cruz, do MS.

Uberlândia tem projeção nacional com Programa Saúde na Escola 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Ontem, quinta-feira (30), ao chegarem na cidade, os representantes do Ministério se reuniram com coordenadores das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Nesta sexta-feira, eles conheceram a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Novo Umuarama e a Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves. Durante as visitas, além de conheceram as estruturas físicas, coletaram depoimentos de profissionais e pessoas atendidas para constarem no vídeo. O material fará parte do vídeo que será divulgado para todo o Brasil mostrando ideias bem sucedidas.

A gerente da UBSF Novo Umuarama, Júlia Oliveira, se mostrou feliz com o reconhecimento dedicado à unidade. “Todos os dias, antes mesmo de iniciarmos nossos trabalhos, pensamos o que poderemos fazer para atender a população e sermos bem sucedidos no tratamento das demandas e na promoção da saúde e prevenção de doenças. Ao recebermos um reconhecimento deste, nós só temos a agradecer e nos sentirmos ainda mais motivados em nosso trabalho”, afirmou.

PSE em Uberlândia

Com ações voltadas para 13 temáticas, o PSE desenvolve trabalhos em áreas como saúde ocular, alimentação saudável e prevenção ao Aedes aegypti e ao uso do álcool, tabaco e drogas. As ações são feitas por 40 agentes de Saúde Escolar em 122 escolas municipais e 27 estaduais.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação em Saúde / PSE, Andréa Flávia da Silva Corrêa, os trabalhos não pararam mesmo durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de covid-19.

“Produzimos vídeos e disponibilizamos pela internet pela plataforma Escola em Casa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além de manter os outros temas, também incluímos a questão da pandemia”, disse a coordenadora. Andréa ainda destaca que o trabalho só é bem sucedido devido às parcerias com outros setores da SMS, além da SME e SRE.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também