Notícias

Prefeitura atenta para parceria da população na roçagem de áreas particulares

Serviço já ocorre de forma setorizada com reflexo na saúde pública e sustentabilidade econômica
22 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Otimizada graças à implantação de sistema setorizado, a roçagem realizada pela Prefeitura de Uberlândia segue como um dos serviços com maior demanda junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 30 milhões de metros quadrados roçados, incluindo áreas verdes, públicas e particulares.

A proximidade do período de estiagem atenta para a necessidade de os proprietários contribuírem com a manutenção de áreas internas e, especialmente, da vegetação que cresce nas calçadas – conhecida como “bigodes”. O descumprimento é passível de notificação e autuação, uma vez que o artigo 3 do Código Municipal de Posturas (lei municipal 10.741/2011) estabelece que “os moradores, os comerciantes, industriais, prestadores de serviços e demais não especificados na cidade são responsáveis pela limpeza dos passeios e sarjetas fronteiriços a sua residência e/ou estabelecimento”. Em caso de descumprimento e flagrante, a multa pode variar de $166,11 a $1.592,18, com o valor sendo dobrado em caso de reincidência.

O resultado da soma de esforços da população juntamente com o trabalho realizado pela Prefeitura reflete diretamente na saúde pública, evitando potenciais focos de queimadas, acúmulo de entulhos e proliferação de animais peçonhentos. Para a roçagem, a gestão municipal conta com logística e tecnologia aprimoradas e executadas por meio da mão-de-obra de 255 servidores, divididos em 15 equipes e com auxílio de 30 tratores acoplados com roçadeiras. A execução do trabalho ocorre de forma setorizada: norte, leste e central; oeste; e sul.

  “A setorização do trabalho substitui o modelo antigo de máquina/hora, como foco na sustentabilidade econômica e bem-estar da população. O modelo tem funcionando desde 2021, mas a contribuição da população é essencial, e estimulamos para se torne um hábito a limpeza e roçagem das calçadas e terrenos particulares. É dessa parceria que melhoramos a rotina e qualidade de vida de todos”, destacou a titular da pasta, Larissa Espíndula.

Prefeitura atenta para parceria da população na roçagem de áreas particulares 1
Fotos: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Notificações e fiscalização

A roçagem é intensificada até o meio do ano, depois segue constante em ritmo normal devido à estiagem. O maquinário retoma aos locais para minimizar o crescimento do mato no segundo semestre, antecedendo o período chuvoso. A roçagem inclui todos os lotes do município, incluindo áreas particulares de fácil acesso. Neste caso, os proprietários dos lotes particulares serão notificados e, posteriormente, receberão a cobrança pelo serviço de roçagem executado pelas equipes municipais.

Além de realizar a limpeza, a população deve auxiliar na fiscalização fazendo denúncias para o Serviço de Informação Municipal (SIM), via 3239-2800; ou pelo Fale Com o Governo, disponível no Portal da Prefeitura.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também