Notícias

Prefeitura investe em obras que trazem melhorias na acessibilidade em vias públicas

Ordem de serviço que já está sendo executada contempla a criação de aproximadamente mil rampas e instalação de semáforos inteligentes com avisos sonoros
22 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O investimento em acessibilidade para garantir uma cidade com estruturas que proporcionem independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência (PCDs) segue sendo aplicado pela Prefeitura de Uberlândia. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), o investimento de R$ 6,9 milhões contemplará aproximadamente mil novas rampas em vias públicas em diversos pontos da cidade e a instalação de semáforos inteligentes com grupos focais para pedestres, sinalização sonora e botoeiras (botão que é acionado pelo pedestre que, em segundos, ativa a luz vermelha do semáforo para que possa atravessar em segurança). A empresa licitada foi a Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, responsável pela prestação de serviços de fornecimento de materiais, instalação de semáforos e execução das obras.

Pelo contrato, já foram executadas mais de 40 rampas de acesso em vias públicas, sendo 30 no bairro Morumbi e outras 11 no bairro Alvorada. Recentemente, o cruzamento da avenida Sílvio Rugani com Uirapuru, no bairro Tubalina, recebeu a instalação do semáforo para pedestres (clique aqui). Outro ponto contemplado com o equipamento é o cruzamento das avenidas dos Titos e Serra da Bodoquena, no bairro Laranjeiras.       

Prefeitura investe em obras que trazem melhorias na acessibilidade em vias públicas 1
Foto: Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Segundo Divonei Gonçalves, secretário municipal de Trânsito e Transportes, o contrato com a empresa contempla outras melhorias. “Em muitos locais, não basta apenas fazer a rampa. É necessário realizar alterações geométricas como a abertura e fechamento de canteiros centrais, readequações dos locais próximos aos canteiros, remoção de meio-fio, retirada de gramas, colocação e concretagem de novos pavimentos, execução de rotatórias e redutores de velocidade. A estimativa são cerca de mil rampas, sendo que nossa secretaria já aprovou 300 projetos e emitiu as ordens de serviços que serão executados nos bairros Santa Mônica, Tibery, Segismundo Pereira e Ipanema. Até o momento, 41 já foram construídas nos bairros Morumbi e Alvorada”, frisou o secretário da pasta.

Uberlândia é destaque em Acessibilidade

Em 2021, o resultado de um importante estudo sobre acessibilidade realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destacou Uberlândia como referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana ao se tornar a primeira cidade do Brasil com toda a frota de ônibus do transporte público 100% acessível.

Rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos, são outros exemplos citados pelo BID que colocam o município entre os modelos destacados em todo o continente americano. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load