Notícias

Eventos sobre moda e cultura continuam até amanhã, sexta-feira (27)

“À moda do tempo" tem exposições, apresentações e workshops no museu municipal e oficina cultural
26 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Danilo Henriques - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Quem gosta de moda e cultura tem até amanhã, sexta-feira (27) para curtir a programação de “À Moda do Tempo – O vértice da construção identitária dos povos”. Os eventos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) promovem uma inter-relação entre os dois segmentos com exposições, workshops, desfiles, palestras e apresentações culturais. Os eventos são abertos ao público e ocorrem na Oficina Cultura e no Museu Municipal.

“O que queremos mostrar com as exposições é a evolução da moda ao longo dos anos. Retratamos desde a costureira até os ateliês com concepção mais moderna. A programação é variada e tem oficinas para as pessoas que trabalham com esses instrumentos ligados ao mundo da costura, do design e das passarelas”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs. 

No Museu Municipal a exposição “Costuras do Tempo/ Tempo de Costuras” traz a moda ao longo dos anos. Além da parceria com o ateliê Niza Luz, a mostra reúne criações que exaltam pessoas influentes com passagem por Uberlândia, como criações da design Fabiana Milazo e figurino usado pela cantora Pabllo Vittar.

Já a Oficina Cultural apresenta várias exposições. Em “O Destino Visível”, textos da década de 1940 escritos por Flávio de Carvalho somam às repetições de padrões da moda mundial capturadas pelas lentes do fotógrafo Léo Faria. O street style (moda de rua) é o norte para reflexões sobre o significado por trás de formatos das peças, acessórios e complementos.

Uma das salas traz a “Casa de Costureira”, uma exposição com cenografia assinada pelo artista plástico Alexandre França, envolvendo os visitantes com a memória afetiva de um ateliê de costura. Ao lado, a coleção Greta Cauê, da designer Denise Afonso, compõe a mostra “Flor es ser”, que reúne peças feitas com materiais naturais e orgânicos, evidenciando a exclusividade e o caráter autoral.

A mostra “Desenhos dos figurinos da Ópera “Cavaleria Rusticana” apresenta croquis e figurinos do artista plástico Hélio Siqueira, criados em 1982 e cedidos pelo acervo do Coral da Universidade Federal de Uberlândia. A visitação traz ainda a intervenção artística “Vizinhança”, em que o artista plástico Hélio de Lima montou outra estante com suas criações, incluindo itens interativos, e livros de moda de sua coleção.

Quem for for conhecer as exposições de 18h às 22h poderá ainda prestigiar desfile de moda da Formation Model’s e apresentações de canto coral e dança – ambas na Oficina Cultural. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também