Notícias

“Prevenção: Uma Conexão com a Vida” é tema da Caravana de Prevenção em junho

Temática do mês faz referência ao dia Mundial de Combate as Drogas
6 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Caravana de Prevenção, projeto da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, está realizando ações de conscientização em escolas e comunidades terapêuticas de Uberlândia sob a temática “Prevenção: Uma Conexão com a Vida” no mês de junho. Esta ação faz parte de uma programação especial em referência ao dia 26 de junho, data em que é celebrado o dia “Mundial de Combate às Drogas”.

Nesta segunda-feira (6), a Caravana de Prevenção esteve na Escola Municipal Olga Favero (CAIC Laranjeiras) realizando palestras e oficinas de graffiti e dança para os alunos do 9º ano. “Nossa caravana é um projeto muito importante para a comunidade. Com a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, estamos conseguindo um êxito muito grande compartilhando experiências, valores e conhecimento para que os jovens desenvolvam consciência das consequências que o uso das drogas traz, não só para eles, mas para a família, amigos e todo o contexto no qual eles estão inseridos”, afirma Ivan Nunes, secretário Municipal de Prevenção às drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

“Prevenção: Uma Conexão com a Vida” é tema da Caravana de Prevenção em junho 1
Foto: Araípedes Luz– Secretaria de Governo e Comunicação

A professora de Literatura do 9º ano do CAIC Laranjeiras, Juliana Magnino Ferreira afirma que a apresentação do universo artístico para os estudantes tem um potencial transformador na vida dos jovens. “Eu acredito que cada um que participou da oficina de graffiti, sentiu o cheiro das tintas e visualizou as cores, foi marcado profundamente, pois essa não é uma aula convencional dentro da sala de aula, é uma vivência de arte. Trabalhar arte com os adolescentes é muito importante porque são jovens que passam por questões emocionais diversas e a arte é um meio de estar resgatando e curando certas inseguranças e dores que eles têm na vida pessoal”, opina a profissional.

A aluna do 9º ano, Isabel Ferreira de Jesus de 15 anos, participou de todas as ações do projeto e acredita que as palestras e oficinas podem colaborar para o entendimento dos alunos sobre os perigos do uso e abuso de drogas e da importância da cultura na vida das pessoas. “A Prefeitura trouxe a Caravana de Prevenção para ensinar que podemos ter vários valores de vida a partir da cultura. Estamos fazendo essas atividades para aprender que as drogas fazem mal e que nós podemos ser algo melhor”, conta a jovem.

Até sexta-feira (10), a Caravana de Prevenção estará no CAIC Laranjeiras e se destinará a outras localidades já dispostas em cronograma prévio. Para agendar uma visita e ações do projeto em unidades escolares, Ongs e comunidades terapêuticas basta enviar um e-mail para diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br ou ligar para o telefone: 3239-2736.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também