Notícias

Rede de Atenção Primária Municipal recebe visita da Fiocruz

Etapa de pesquisa para análise da implantação de Vigilância Alimentar e Nutricional em Minas Gerais segue até sexta-feira (10) nas unidades de saúde
7 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As unidades da Atenção Primária à Saúde passaram, nesta terça-feira (7), por mais uma etapa da pesquisa de avaliação para a implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) em Minas Gerais. A análise é realizada em municípios de grande porte de Minas Gerais, iniciada de forma prática em 2021 em Uberlândia, com reuniões virtuais e presenciais. O trabalho é organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sendo demandado pela Diretoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Em Uberlândia, a pesquisa possui um Comitê Gestor da Pesquisa Local (CGP-L), sendo composto por diversos representantes locais, a exemplo da gestão da saúde municipal – Atenção Primária e Programa Saúde na Escola. Também integram o grupo a Universidade Federal de Uberlândia, sociedade civil, entre outras instâncias.

Na etapa atual, os pesquisadores fizeram um checklist com a disponibilidade dos equipamentos para a realização de atividades, e entram em contato presencial com coordenadores, profissionais e usuários que, efetivamente, executam e utilizam a unidade de saúde.

“É uma pesquisa continuada e de extrema relevância para a Rede de Atenção Primária, pois traz o debate e elaboração de metodologias para a saúde da população sob o aspecto da alimentação e nutrição. Sabemos que esses são dois fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida, então a Prefeitura integra mais esse projeto pensando na população”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Karina Kelly.

A ação envolve seis Unidades Básicas de Saúde das Organizações Sociais (OSs) atuantes no município, localizadas nas regiões Oeste (uma que atende população urbana e rural), Leste, Centro-Oeste, Sul e equipe do Consultório na Rua. As oficinas serão realizadas com até 25 participantes: coordenador da equipe, médico ou enfermeiro, agente comunitário de saúde. Profissional da equipe multiprofissional e profissional agenda da Saúde Escolar.

Rede de Atenção Primária Municipal recebe visita da Fiocruz 1

A pesquisadora Santuzza Vitorino, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz, este na UBSF do bairro Shopping Park e destaca a relevância no direcionamento das atividades de tratamento e prevenção dos distúrbios nutricionais.

“A previsão é que encontremos as fortalezas e fragilidades da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). A perspectiva é de que, isso mapeado e diagnosticado, consigamos melhorar a prestação de serviços pra população, relacionado às condições alimentares e nutricionais que estão críticas, tanto ao excesso de peso quanto à desnutrição e baixo peso”, afirmou.

Programação

A programação da etapa atual segue até sexta-feira (10). Além das visitas às unidades de saúde e entrevistas com coordenadores de outros setores (educação, assistência social, agricultura), ocorrerão visita nas cozinhas comunitárias, e será realizada uma Oficina de Monitoramento e Avaliação para os profissionais de saúde das unidades: coordenador da equipe, médico ou enfermeiro, agente comunitário de saúde. Profissionais da equipe multiprofissional e agente da Saúde Escolar.

Terça-feira (7):

– Tarde: Grupo focal com usuários das cozinhas comunitárias;

Quarta-feira (8)

– Manhã: Oficina de formação em M&A com foco na VAN com profissionais de saúde de diferentes unidades de saúde e equipes multiprofissionais;

– Tarde: Oficina de formação em M&A com foco na VAN com profissionais de saúde de diferentes unidades de saúde e equipes multiprofissionais;

Quinta-feira (9)

– Manhã: Grupo focal com usuários das cozinhas comunitárias;

– Tarde:entrevistascomusuáriosnasUBS+observaçãodiretadaestruturadasunidades de saúde;

Sexta-feira (10)

– Manhã: Oficina do CGP-Local UDI presencial, para discutir sobre a MAJ e os resultados preliminares;

– Tarde: Oficina do CGP-Local UDI presencial, para discutir sobre a MAJ e os  resultados preliminares.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também