Nesta quarta-feira (8), está sendo realizada a “Oficina Formativa de Monitoramento e Avaliação”, com foco na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), com profissionais de diferentes unidades e equipes multiprofissionais da Rede Municipal de Saúde no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). A capacitação faz parte da programação de uma pesquisa que está sendo realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2021.
A pesquisa trata de uma “Avaliação da implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) na Atenção Primária à Saúde (APS) em municípios de grande porte de Minas Gerais” feita pela Fiocruz, sendo demandada pela Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG. Além de Uberlândia, o outro município mineiro que passa pela pesquisa é Montes Claros.
O objetivo da pesquisa da Fundação é verificar de que maneira a VAN, uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) do Ministério da Saúde (MS), que promove práticas alimentares adequadas vinculadas a serviços de saúde, está sendo aplicada nos municípios mineiros. De forma a avaliar quais ferramentas estão funcionando e que melhorias podem ser realizadas nas diretrizes relacionadas às condições alimentares e nutricionais que estão críticas, tanto ao excesso de peso quanto à desnutrição e baixo peso é que o estudo está sendo desenvolvido.
No município, a ação envolve seis Unidades Básicas de Saúde das Organizações Sociais (OSs) localizadas nas regiões Oeste (uma que atende população urbana e rural), Leste, Centro-Oeste, Sul e equipe do Consultório na Rua. As oficinas são realizadas com o coordenador da equipe, médico ou enfermeiro, agente comunitário de saúde, profissional da equipe multiprofissional e profissional agentes da Saúde Escolar.
A pesquisa possui um Comitê Gestor da Pesquisa Local (CGP-L) em Uberlândia, formado por diversos representantes locais, a exemplo da gestão da saúde municipal – Atenção Primária e Programa Saúde Escolar. Também integram o grupo a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sociedade civil, entre outras instâncias.
A programação da equipe de pesquisa teve início no domingo (5) com o deslocamento dos pesquisadores da Fiocruz até o município e segue até sexta-feira (10) com a apresentação de oficinas. Confira o cronograma:
Quarta-feira (8)
– Manhã: Oficina de formação em M&A com foco na VAN com profissionais de saúde de diferentes unidades de saúde e equipes multiprofissionais;
– Tarde: Oficina de formação em M&A com foco na VAN com profissionais de saúde de diferentes unidades de saúde e equipes multiprofissionais;
Quinta-feira (9)
– Manhã: Visita a Unidade de Saúde Jardim Brasília 1;
– Tarde: Visita as cozinhas comunitárias;
Sexta-feira (10)
– Manhã: Oficina do CGP-Local UDI presencial, para discutir sobre a MAJ e os resultados preliminares;
– Tarde: Oficina do CGP-Local UDI presencial, para discutir sobre a MAJ e os resultados preliminares.