A terça-feira (14) começou reunindo várias autoridades e conselheiros tutelares no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo. O 1º Encontro do Triângulo Mineiro de Conselheiros Tutelares, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, segue até esta quarta-feira (15) com o objetivo de aprimorar o conhecimento, a articulação, a integração e o fortalecimento desses profissionais e também orientar a construção das políticas públicas de atendimento das crianças, jovens e suas respectivas famílias.
O evento registrou a inscrição de 200 conselheiros tutelares e conta com a participação de 62 municípios representantes de várias cidades do Brasil. Durante a cerimônia que aconteceu na manhã de hoje, o prefeito Odelmo Leão ressaltou a importância do encontro. “Está sendo o primeiro evento porque foi a primeira vez que a nossa gestão foi abordada pelos conselheiros sobre isso. E, no que depender de nós, haverá muitos outros encontros como este devido a importância das funções desempenhadas por estes brilhantes profissionais tão necessários para a sociedade”, ressaltou.
Para Francielly Rosa, conselheira tutelar em Araxá e que chegou bem cedo ao encontro, o evento abre espaço para discutir as necessidades e experiências. “É a primeira vez que temos isso. Será valioso pela troca de conhecimentos, mostrar a nossa realidade, o que falta, o que podemos melhorar, o que já é feito com eficiência trazendo efeitos positivos na comunidade, o papel dos agentes públicos e muito mais. Estou muito grata por estar aqui”, pontuou a conselheira.
Uma das mãos que auxiliou na realidade do encontro é a representante dos três Conselhos Tutelares de Uberlândia, Larissa Lira. “Esse evento é um sonho para todo conselheiro tutelar. Ele proporciona uma formação continuada de alto nível a todos estes profissionais. Estamos muito felizes também pela forma em que o prefeito Odelmo Leão abraçou a nossa ideia ao nos entregar esta grande oportunidade de capacitação, valorização e fortalecimento dos conselheiros”, ressaltou Lira.
Público presente
Além dos conselheiros de várias cidades de Minas Gerais que lotaram o auditório, estiveram presentes também os profissionais de alguns municípios do Estados de Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Paraná. Para prestigiar o evento e também colaborar na política pública, participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Federal, Juizado da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Uberlândia, Defensoria Pública de Minas Gerais, Procuradoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal, Fórum Mineiro dos Conselheiros Tutelares, parlamentares da Câmara Municipal de Uberlândia, da Assembleia de Minas e representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.
Encontro continua
O 1º Encontro do Triângulo Mineiro de Conselheiros Tutelares acontece em dois dias, continuando na tarde desta terça (14) e dando sequência nesta quarta-feira (15), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo da Prefeitura. As inscrições já foram encerradas.