Notícias

Prefeitura inaugura segunda unidade do Condomínio do Idoso

Estrutura completa e mobiliada conta com 16 chalés localizado no bairro Laranjeiras e com fácil acesso às atividades do Ceai
15 de junho de 2022

O investimento na área social é um dos principais compromissos desta gestão municipal. Em nova ação para ampliar o apoio à população, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), inaugurou, nesta quarta-feira (15), no bairro Laranjeiras, a segunda unidade do Condomínio do Idoso. A estrutura conta, inicialmente, com 16 chalés e capacidade de atendimento para até 32 idosos em situação de vulnerabilidade social.

“O Condomínio do Idoso é um projeto que nós implementamos ainda no meu primeiro mandato como prefeito e que, nesses 15 anos de existência, mostrou ser uma iniciativa de extrema importância. Porque o condomínio é mais que uma moradia. Ali, o cidadão encontra segurança e qualidade de vida. Além de não pagar aluguel, água e energia elétrica, o idoso pode se manter ativo e socializar com outras pessoas. Portanto, estamos falando de dignidade para quem já tanto contribuiu com a sociedade”, destaca o prefeito Odelmo Leão.

Prefeitura inaugura segunda unidade do Condomínio do Idoso 1
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Durante a entrega das dezesseis chaves para os moradores contemplados, dona Valdete Maria, de 62 anos, não conseguiu segurar a emoção ao entrar pela primeira vez na nova moradia. “Eu nunca tive uma casinha. Sempre morei com os outros. Estou chorando porque é um sonho! Tudo arrumadinho e ao lado do Ceai onde eu posso fazer minhas atividades. Essas coisas devolvem a autoestima e a dignidade pra gente. Agradeço muito a Deus e ao nosso prefeito Odelmo Leão que cuida de nós, idosos”, celebrou uma das contempladas.

Estrutura e mobiliário completos

Com fácil acesso às atividades de lazer, cultura e entretenimento oferecidas pelo Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai) Laranjeiras, cada chalé do segundo Condomínio do Idoso tem 62,56 m² e possui sala conjugada, cozinha, quarto, banheiro e área de serviços. Tudo adaptado às normas técnicas de acessibilidade. O complexo ainda conta com portaria 24h, via interna, muro, sistema de proteção de incêndio, sistema de segurança por câmeras, entre outros recursos.

Prefeitura inaugura segunda unidade do Condomínio do Idoso 2
Fotos: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A construção foi fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras. Para a execução do serviço, foram investidos R$ 925,1 mil oriundo de dotação orçamentária da Sedesth, que também entregará os imóveis com mobiliário e itens necessários ao dia a dia dos beneficiários.

“A nossa preocupação é garantir condições para que o idoso encontre segurança e conforto em um ambiente digno e com acessibilidade. Por meio do Condomínio do Idoso, nós conseguimos promover convívio social, preservando a individualidade e a história dessas pessoas e evitando que elas tenham que ir para alguma instituição mesmo estando em plena condição de conduzir suas vidas”, observa a secretária Iracema Marques.

Referência estadual

Criada em 2008, a primeira unidade do Condomínio do Idoso está localizada no bairro Guarani com 24 chalés e capacidade para receber 48 idosos. O projeto foi pioneiro em Minas Gerais e, no início deste mês, recebeu menção honrosa da Associação dos Municípios Mineiros (AMM) como finalista do prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal dentro da categoria Assistência Social.

O Condomínio do Idoso é voltado para pessoas acima dos 60 anos em situação de vulnerabilidade social, independentes e que não possuem meios de manter sua moradia. São casos em que nem mesmo há familiares para prover essa necessidade básica.

Veja Também