Notícias

Prefeitura alcança bons resultados em primeiro teste do Pacto pela Alfabetização

Alunos do ensino fundamental de escolas municipais foram submetidos a avaliações de leitura e matemática
14 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou, nesta quinta-feira (14), os primeiros resultados obtidos a partir de avaliações do programa Pacto pela Alfabetização, assinado pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro. O panorama divulgado pela pasta mostrou resultados positivos, logo no primeiro teste, o que evidencia a eficácia da metodologia utilizada nas escolas da rede municipal de ensino.

“Ao aderirmos ao programa, nosso propósito era assegurar a alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano, e recuperar o aprendizado dos alunos de 3º, 4º e 5º ano. Sabemos que a pandemia exerceu influência direta na escolarização e que a retomada do ensino presencial nos permite trabalhar as etapas interrompidas com maior assertividade e atenção”, analisou a secretária de Educação, Tania Toledo. Segundo ela, a implantação do Pacto está de acordo com o planejamento e os resultados já são visíveis nas escolas. Tania Toledo também destacou o importante trabalho feito pelos professores, considerados essenciais na reversão dos danos causados pela pandemia e nos resultados obtidos atualmente. 

Realizado no último mês de maio, os testes foram feitos com alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O Pacto pela Alfabetização avaliou o nível de aprendizado analisando o processo de alfabetização e conhecimentos em matemática.

Resultados

Prefeitura alcança bons resultados em primeiro teste do Pacto pela Alfabetização 1
Araípedes Luz – Secom / PMU 

De acordo com as amostras verificadas no primeiro teste aplicado, alguns dos resultados avaliados em leitura seguem representados: alunos do 1º ano tiveram aproveitamento de 21%, com a utilização da nova metodologia de ensino, contra 6% verificados ao fim de 2021, quando o conteúdo ainda não havia sido implementado; alunos do 2º ano conseguiram resultado consolidado de 43%, ante 15% no ano passado; enquanto alunos do 3º ano obtiveram um desempenho de 53%, contra 23% no período anterior.

Quanto ao teste de matemática, aplicado exclusivamente para estudantes do 1º e 2º ano, os desempenhos, nos dois casos, foram superiores às metas estabelecidas. Alunos do 1º ano tiveram aprendizado consolidado de 59%, de uma meta de 50%, na medida em que alunos do 2º ano conseguiram atingir 77% de conhecimento, superando a meta estabelecida de 65%.

Pacto pela Alfabetização

Prefeitura alcança bons resultados em primeiro teste do Pacto pela Alfabetização 2
Araípedes Luz – Secom / PMU 

O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade, assegurando a alfabetização na idade adequada. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.

Aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, o programa conta com a parceria dos institutos Projeto de Vida (de Uberlândia), Raiar (de Brasília) e Alfa e Beto (também de Brasília).

Para mais informações, acesse: pactopelaalfabetizacao.com.br

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load