Notícias

Alunos da rede municipal de ensino retornam às salas de aulas nesta segunda (1º)

Município realizou, durante recesso escolar, a manutenção das 121 escolas municipais
29 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O primeiro dia de agosto marca o retorno dos 71 mil estudantes da rede municipal de ensino às aulas e marca o começo do segundo semestre. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou as escolas municipais para este momento, ao longo do recesso, por meio do programa Escola Bem Arrumada (veja abaixo). As unidades passaram por reparos como pintura, limpeza de caixa d’água, capina e roçagem, entre outros.

Para a secretária da pasta, Tania Toledo, o momento é de expectativa e de alegria. “Todo novo semestre é também um ciclo novo para a vida escolar dos alunos e para o dia a dia das famílias que se movimentam e se organizam para o retorno das aulas. Nossas expectativas são positivas, seguiremos as ações já previstas no calendário escolar, bem como a continuidade ao trabalho desenvolvido com a recuperação da aprendizagem de nossos estudantes, por meio do Pacto pela Alfabetização, minimizando os efeitos da pandemia na educação das crianças. Todos os profissionais da rede municipal estão preparados para um novo começo e as escolas e as OSC’s estão prontas para receber nossos alunos”, finalizou a representante da Secretaria Municipal de Educação. 

A continuação do ano letivo de 2022 leva os alunos da rede municipal de volta às salas de aulas das 121 escolas municipais e das 48 Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). De acordo com o Calendário Escolar, o segundo semestre tem previsão de encerramento em 21 de dezembro deste ano.

            Escola Bem Arrumada

O programa Escola Bem Arrumada tem o objetivo de cuidar e recuperar as estruturas físicas das escolas. O projeto atende todas as unidades municipais de ensino e anexos, com serviços de reforma e manutenção. Periodicamente, são realizadas vistorias nas redes hidráulica e elétrica e nos telhados. Também é verificado as condições de bebedouros de água, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincas e rachaduras nas paredes. O programa Escola Bem Arrumada reúne as secretarias municipais de Educação, Gestão Estratégica, Governo e Comunicação, Meio Ambiente, Obras, Saúde e Trânsito e Transportes.

            Pacto pela Alfabetização

O Pacto pela Alfabetização preconiza a alfabetização completa das crianças durante o primeiro ano do ensino fundamental. É um programa educacional, adotado pela gestão Odelmo Leão, para diminuir as consequências no aprendizado das crianças, causadas pela pandemia da Covid-19. O pacto atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade.

A metodologia implantada em Uberlândia é a chamada Sistema de Ensino Estruturado. Serão beneficiados aproximadamente 20 mil alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

A implantação do Pacto em Uberlândia está em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), conduzida pelo Ministério da Educação (MEC). A PNA visa elevar a qualidade da alfabetização, combater o analfabetismo em todo o território brasileiro e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita em todo o país.

Em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu parcerias com o Instituto Projeto de Vida, de Uberlândia; com o Instituto Raiar, de Brasília; e com o Instituto Alfa e Beto, de Brasília, que fornecerão materiais didáticos e de apoio para a rede municipal de ensino. A implementação do Pacto não acarreta em custos financeiros para a Prefeitura de Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também