Notícias

Prefeitura inicia realização de exames cardiológicos para atender população

Procedimentos estão sendo feitos em clínicas privadas via Sistema Único de Saúde (SUS)
2 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em mais uma política de acesso à Saúde, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na última segunda (1º), aos exames cardiológicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em clínicas privadas. Conforme parceria firmada com as unidades particulares, os procedimentos visam suprir a demanda da Central de Regulação Municipal para quem aguarda por diagnósticos para detecção e acompanhamento de doenças do coração.

“O início do cumprimento dessa parceria firmada significa um ganho para  Uberlândia. Muitas vezes, as pessoas não podem esperar, não têm condições de arcar com custos de exames, medicamentos. A saúde é condição básica para a vida de todos e, portanto, a população pode ter certeza que o município faz o que está ao alcance para oferecer o suporte necessário ao nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Para atender ao objetivo proposto, estão sendo feitos ecocardiogramas, eletrocardiogramas, holters 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, testes de esforço (esteira), duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso). Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo contato com o paciente para informar locais e horários dos exames.

As consultas ocorrem de segunda a sábado, de acordo com a disponibilidade de horário de cada uma das clínicas parceiras. Após o exame, o diagnóstico é entregue pela unidade de saúde municipal responsável pelo pedido de marcação. Em geral, são necessários três dias até a apresentação do resultado de cada procedimento ao respectivo paciente.

A artesã Mara Lúcia Stephani, paciente da UAI Tibery, ficou muito entusiasmada quando recebeu a ligação com o agendamento. Nesta terça (2), ela fez o Ecodopplercardiograma Transtorácico e o Teste Ergométrico. “Eu estava sentindo algumas dores e procurei uma unidade de saúde. Na UAI Tibery, foi orientada a fazer alguns exames. Com os pedidos em mãos, fiz o processo e foi bem rápido. Ação importante, pois, assim, mais pessoas serão atendidas com brevidade para cuidarem da saúde”, contou.

O prazo para novas clínicas interessadas no credenciamento junto à Prefeitura de Uberlândia para a realização dos exames cardiológicos segue aberto até o dia 30 de dezembro deste ano. A expectativa da secretaria é de que, até o fim de 2022, cerca de 40 mil exames sejam feitos, de forma gratuita, seguindo a classificação de cada paciente cadastrado na regulação do município.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load