Notícias

Centro Vida celebra um ano de atividades oferecidas aos pacientes pós-Covid-19

Unidade foi a primeira de Minas Gerais voltada para reabilitação de pacientes após a alta hospitalar; neste período, foram mais de 400 pacientes acolhidos e 320 altas
9 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há um ano, a Prefeitura de Uberlândia inaugurava mais um espaço de cuidados para os pacientes com Covid-19: o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. Com atendimento multiprofissional exclusivo para pacientes que tiveram a doença, ficaram internados e precisaram de cuidados contínuos após a alta hospitalar, o Centro Vida foi o primeiro de Minas Gerais com essa finalidade de reabilitação.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida. Desde o início dos atendimentos 468 pacientes passaram pela unidade, sendo que 322 já receberam alta e 146 continuam em acompanhamento.

Centro Vida celebra um ano de atividades oferecidas aos pacientes pós-Covid-19 1
Foto: Danilo Henriques/ Secretaria de Governo e Comunicação 

A aposentada Joana Batista Arantes Resende está entre os pacientes que passaram pelo Centro Vida e hoje celebram o aniversário da unidade e a alta após o acompanhamento. “ Eu cheguei em uma situação muito delicada, na cadeira de rodas, com baixa autoestima, com muitas dores. Todos aqui cuidaram muito de mim. Cada obstáculo que eu venci, eu agradeço aos profissionais do Centro Vida e ao apoio da minha família”, detalhou.

O direcionamento para o centro de reabilitação acontece durante a alta da internação hospitalar. Segundo a coordenadora do Centro Vida, Vanessa Reis, a equipe médica que acompanhou o paciente nas unidades de saúde é a responsável por elaborar o plano de cuidados e direcioná-lo para a reabilitação.

“O paciente recebe a alta com a consulta marcada no Centro Vida para dar continuidade no acompanhamento. Além disso, a equipe da atenção primária da unidade de referência do paciente, também fica ciente e compartilhará destes cuidados. Desta forma, todo o trabalho do Centro Vida é integrado com a atenção primária, especializada, domiciliar e hospitalar. Tudo isso porque ele precisa ser amparado para que recupere a sua funcionalidade e qualidade de vida”, finalizou.

Reabilitação cardíaca

Em maio deste ano, o Centro Vida deu mais um grande passo:  atendimentos a pacientes de pós cirurgia cardíaca. O objetivo é promover a reabilitação para melhor qualidade de vida do paciente. Os pacientes recebidos para a reabilitação são oriundos Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). O atendimento clínico-funcional inicial abrange a realização de testes funcionais.

“É muito importante o paciente ter esse atendimento o quanto antes para restabelecer todas as funções cardiorrespiratórias o mais rápido possível e, também, em relação à educação em saúde focada na qualidade de vida. Com esses trabalhos no Centro Vida, diminuímos os riscos de novas complicações”, destacou a coordenadora.

Acolhimento integral

Compartilhar com outras pessoas as dificuldades e as superações de algo em comum, principalmente quando trata-se de uma doença, ajuda a encarar com mais facilidade o dia a dia. Por isso, o Centro Vida também desenvolve um grupo de acolhimento e atividades para pacientes diagnosticados com doença pulmonar crônica e que fazem uso do oxigênio domiciliar.

O grupo acontece com até seis pacientes e é conduzido por uma equipe multiprofissional, que trabalha semanalmente com temas de educação em saúde. Após o bate-papo, eles fazem atividades manuais e, posteriormente, as de reabilitação pulmonar. A reabilitação é essencial, pois permite ao paciente a manutenção da independência e capacidade de realizar atividades no dia a dia.

Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o Centro Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também