Notícias

Prefeitura de Uberlândia é a 1ª do país a homologar resultado de licitação no metaverso

Em ato realizado, prefeito Odelmo Leão confirmou a alienação de oito lotes do Polo Tecnológico Sul ao reunir virtualmente empresas vencedoras da concorrência pública
2 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Pioneira na utilização do metaverso para reuniões, a Prefeitura de Uberlândia voltou ao ambiente de realidade virtual e aumentada criado pela Meta para mais uma importante etapa do trabalho da gestão: a confirmação por assinatura da venda de lotes do Polo Tecnológico Sul pelo prefeito Odelmo Leão. Sendo assim, a cidade se tornou a primeira do Brasil a utilizar a ferramenta para realizar um ato administrativo simbólico de homologação e adjudicação de uma concorrência pública.

Ao encontro virtual com o prefeito Odelmo Leão, na última quinta-feira (1º), compareceram representantes das sete empresas cujas propostas foram aprovadas durante o processo licitatório aberto na segunda quinzena de junho. A secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), Thalita Jorge, também participou. Toda a solenidade foi realizada por meio do serviço online Horizon Workrooms, utilizando óculos de realidade virtual e aumentada emprestados ao município. A partir da assinatura, a homologação e adjudicação da venda dos lotes será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da próxima segunda-feira (5).

Prefeitura de Uberlândia é a 1ª do país a homologar resultado de licitação no metaverso 1
Imagem: Divulgação/PMU

Como defensor de que a gestão pública precisa ser uma facilitadora e inovadora, a opção pela plataforma, explicou o prefeito Odelmo Leão, ocorreu diante da diretriz de que o poder público deve progredir caminhando junto à evolução da sociedade. “Nós, gestores, temos que acompanhar a modernidade, se quisermos atender cada vez melhor a população. E o Polo Tecnológico também é isso: uma forma de apoiarmos o avanço do conhecimento, da tecnologia e da inovação ao mesmo tempo em que estimulamos a geração de emprego e renda ao nosso povo”, observou o prefeito.

Prefeitura de Uberlândia é a 1ª do país a homologar resultado de licitação no metaverso 2
Imagem: Divulgação/PMU

Durante a reunião no metaverso, a secretária Municipal da SMAEI destacou sobre o significado do momento. “O prefeito Odelmo Leão tem lutado e trabalhado desde 2011 para tornar o Polo Tecnológico Sul realidade. Com essa licitação que foi homologada, vamos atingir 46% da área do Polo Tecnológico Sul ocupada em até três anos. Essa é uma grande conquista, isso mostra que o Polo Tecnológico Sul já é uma realidade. Gostaria de agradecer aos investidores e às empresas de base tecnológica que acreditaram neste projeto.

Uma das concorrentes, a IBDN Participações Sociedade Unipessoal Ltda., de Ribeirão Preto (SP), adquiriu dois lotes. As demais, Radiologistas Associados Ltda, Blue Mountains Empreendimentos Imobiliários S.A., Calixto Bonati Investimentos e Participações Ltda, FTF Patrimonial Ltda, Obuc Gerenciamento de Informações Ltda e Apollo Gestão de Sistemas Eireli, compraram um lote cada.

Prefeitura de Uberlândia é a 1ª do país a homologar resultado de licitação no metaverso 3
Imagem: Divulgação/PMU

Sobre a concorrência pública do Polo

O Polo Tecnológico Sul é o primeiro loteamento empresarial público de Uberlândia e já passou por dois processos de licitação, realizados por meio de concorrência pública na modalidade maior preço, para alienação subsidiada dos 32 lotes existentes. O primeiro, concluído em outubro de 2020, resultou na aquisição de uma área. No segundo, foram comprados oito terrenos.  

Voltado à ocupação de empresas de base tecnológica, o Polo ainda possui 22 áreas a serem alienadas. Elas serão contempladas em licitações futuras. Inaugurado há um ano, o empreendimento tem toda a infraestrutura básica para que as empresas construam suas sedes. As vias são pavimentadas e há estacionamentos, ciclovia, calçada, guarita, depósito de resíduos, sistema de drenagem pluvial, rede de água e esgoto, sistema de iluminação pública com redes subterrâneas de energia elétricas, postes com luz de LED e postes abastecidos por energia solar, além de uma área de recreação de 26,7 mil metros quadrados com bancos, teatro de arena, mirante e paisagismo, entre outras estruturas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também