Notícias

Prefeitura recebe representantes de confederações de modalidades olímpicas

Nesta terça (6), prefeito Odelmo Leão esteve reunido com o presidente do Praia Clube e de confederações brasileiras em conversa sobre inserção de três novos tipos de esporte na cidade
6 de dezembro de 2022
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O prefeito Odelmo Leão recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (6), visita de representantes do esporte brasileiro para tratar sobre a possibilidade de Uberlândia receber novas modalidades olímpicas e paralímpicas. Estiveram reunidos com o chefe do executivo os presidentes do Praia Clube e das Confederações Brasileira de Canoagem, Wresting (Luta Livre) e Tiro ao Arco, sendo eles: Guto Braga, Rafael Girotto, Flávio Cabral e João Cruz, respectivamente.

“Incentivar o esporte, principalmente com os jovens, é uma forma de tirá-los das ruas e proporcionar oportunidade de se profissionalizarem. Buscamos fortalecer cada vez mais parcerias, como o convênio que temos com o Praia Clube, que tem trazido diversas medalhas e reconhecimento para a nossa cidade. Pensamos o esporte como um elemento primordial de promoção da saúde, de sonhos e que também pode favorecer o crescimento do nosso município”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O encontro promoveu discussões precursoras onde os presidentes do Praia Clube e das Confederações apresentaram propostas de que o município também se torne celeiro das três modalidades. Segundo o presidente do Praia Clube, o plano é viabilizar a inserção das modalidades a partir do incremento de escolinhas de base, do incentivo à formação de atletas de alto rendimento e se tornando sede de campeonatos nacionais.

“Durante todo o dia, tivemos a possibilidade de conhecer a ampla estrutura esportiva de Uberlândia. Desde a entrada, vimos que a cidade respira o esporte. Ficamos impressionados com a aparelhagem esportiva da Futel, do Sesi e do Praia, o que nos incentiva a trazer estas três modalidades para Uberlândia”, opinou Rafael Girotto.

<strong>Prefeitura recebe representantes de confederações de modalidades olímpicas</strong> 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

As conversas abordaram, ainda, a inserção das modalidades junto aos espaços e praças esportivas da cidade, visando oportunizar novas atividades para a comunidade e desenvolvimento social. A oferta das novas modalidades, por exemplo, aumenta as opções de atividades que podem ser praticadas pela população e condiciona o surgimento de novos talentos.

parceria firmada entre Prefeitura de Uberlândia e Praia Clube segue contribuindo com o crescimento esportivo do município, conforme a visão de Guto Braga. “Uberlândia é a maior referência no Brasil de esportes olímpicos e paralímpicos. Recentemente, a cidade sediou uma das etapas finais do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em um evento de repercussão internacional. Vendo as modalidades que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e o Praia Clube oferecem, são 25 modalidades, de um total de 34, que são praticadas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, contou o presidente do Praia.

Veja Também