Na tarde desta terça-feira (13), 40 alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Prof.ª Carlota de Andrade Marquez e da Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves disputaram o Minicampeonato de Robótica. A competição aconteceu por meio da parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), de Uberlândia.
A competição aconteceu no Sesi Roosevelt e, de acordo com o tutor de Robótica do Sesi, Michel Douglas, o evento traz desafios e desperta várias habilidades nos estudantes. “O minicampeonato estimula o trabalho em equipe, pensamento lógico, o espírito de liderança, saber lidar com os erros, com as frustrações e até com a vitória, e, claro, colocar em prática o conhecimento adquirido”, pontuou o professor.
As atividades do minicampeonato desafiavam os participantes a desenvolverem uma programação que atingisse as missões dadas. “Eles têm um robô base que deve ser corretamente programado para se locomover até uma ponte, baixá-la e puxar outro veículo. Tudo é feito com o material de competição oficial da FLL Robótica (First Lego League).”
Para Laura Bernardes, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves, o minicampeonato é uma forma divertida para colocar em prática os seis meses de aprendizado sobre robótica. “É uma experiência incrível! As aulas são ótimas! A gente conhece novos alunos, trabalha em equipe com pessoas diferentes e tudo fica mais interessante. Com certeza, quero estudar muito e trabalhar com a tecnologia”, destacou a aluna da rede municipal de ensino que já sentiu o gosto de uma premiação, ficando em terceiro lugar em todo país, na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Durante o evento também foram entregues os Certificados de Conclusão das Oficinas de Robótica Educacional. Para Tania Toledo, secretária de Educação, os resultados são motivadores e satisfatórios. “A gestão Odelmo Leão trabalha para que a educação caminhe sempre alinhada com a demanda do mundo e, hoje, a robótica é um dos grandes pilares que comanda a urgência atual. É muito bom ver nossos alunos aprendendo a importância da tecnologia, despertando a vontade de desenvolver projetos para buscarem soluções para os problemas do dia a dia, desenvolvendo a criatividade e aprendendo valores como respeito, trabalho em equipe e competição amigável. Espero que esta parceria seja ampliada e mais alunos sejam contemplados”.
Parceria Prefeitura e Sesi
A Oficina de Robótica Educacional foi implantada em junho deste ano, na rede municipal de ensino (clique aqui). Foram 21 escolas municipais e 420 alunos nas séries finais do ensino fundamental, participantes do projeto. As aulas aconteceram duas vezes por semana, sempre no contra turno do estudante, somando 48h/ aula.
Dentro da parceria, cabe à Secretaria Municipal de Educação os investimentos financeiros, o acompanhamento das atividades das oficinas, a seleção dos alunos, o encaminhamento dos mesmos à unidade do Sesi e o transporte dos alunos para a unidade do Sesi para as aulas.
Quanto ao Sesi, são de sua responsabilidade a elaboração e o gerenciamento do projeto por meio das aulas práticas e teóricas, realizar a matrícula e orientações dos alunos, supervisão e execução das oficinas com funcionários próprios, elaborar e reproduzir os materiais didáticos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer certificados de conclusão e disponibilizar as estruturas do laboratório de robótica, assim como seus equipamentos.